Assinado projeto de lei que homenageia Dom Mário e Dr. Colombo

Prefeito assina projeto de lei que homenageia Dom Mário Gurgel e Doutor Colombo Alvarenga. 

A Prefeitura de Itabira vai propor, por meio de Projeto de Lei (PL), que 2021 seja o “Ano Municipal do Centenário do Doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e de Dom Mário Teixeira Gurgel”. O documento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage nesta quinta-feira (28) e busca homenagear duas personalidades que se destacaram pelo importante trabalho desenvolvido na cidade. A proposta será encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana.

“São dois personagens que completam cem anos e fizeram história junto à comunidade. As homenagens são muito justas e, com certeza, a Câmara Municipal e a população itabirana vão aprovar esta iniciativa da Prefeitura. Eles são um patrimônio humano da cidade”, argumentou o chefe do Executivo municipal.Pela manhã, o prefeito reuniu-se na Cúria Diocesana com o bispo dom Marco Aurélio Gubiotti e com o padre Márcio Soares, integrante da comissão que organiza as comemorações pelo centenário de dom Mário Gurgel. A Prefeitura oferecerá apoio às atividades relacionadas à data que serão desenvolvidas pela Diocese de Itabira/ Coronel Fabriciano ao longo do ano.

“Dom Mário foi o segundo bispo da Diocese e tinha uma estima especial por Itabira, tornou-se itabirano por escolha: ao se tornar emérito, permaneceu aqui até o último dia de sua vida. Teve um compromisso muito sério em todas as áreas sociais, especialmente na saúde, por causa da Irmandade Nossa Senhora das Dores, da qual chegou a ser provedor”, comentou dom Marco Aurélio.À tarde, o prefeito foi à residência de Colombo Alvarenga para conversar sobre a homenagem. “Doutor Colombo é um exemplo como médico, como cidadão. É uma alegria muito grande vê-lo chegar ao centenário lúcido, forte e saudável. Seu aniversário será comemorado não somente pela família, mas pela cidade em reconhecimento a ele”, afirmou Marco Antônio Lage.

“Acho que a homenagem está muito acima da pessoa. Estou muito satisfeito, é uma grande alegria para mim este reconhecimento pela idade e pela profissão. É uma grande honra”, agradeceu o médico homenageado.

Saiba mais

Dom Mário Gurgel/Foto: Diocese Itabira-Fabriciano

Jesus Teixeira Gurgel nasceu em 22 de outubro de 1921, em Iguatu (CE). Filho de Mário Teixeira Gurgel e Ana Alda Teixeira Guedes, adotou o nome do pai durante sua vida religiosa. Foi ordenado sacerdote em 1944 e bispo da Diocese Itabira/ Coronel Fabriciano em 1971. Participou de projetos sociais no município, presidiu a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) e foi provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores. Tornou-se bispo emérito em 1996 e faleceu em Itabira no dia 16 de setembro de 2006.

Dr. Colombo Alvarenga

Colombo Portocarrero de Alvarenga nasceu em Santa Maria de Itabira no dia 17 de junho de 1921. Filho de Álvaro e Haydée Alvarenga, passou a residir em Itabira aos cinco anos de idade. Formou-se em Medicina em Belo Horizonte e retornou a Itabira, onde ultrapassou os 70 anos de exercício da profissão. Também foi vereador na década de 1950. É casado com Eni Figueiredo Alvarenga, de 95 anos.

Veja também

Prefeito participa de reunião com diretores da rede municipal