Ascom/PMI

Barreiras educativas abordam 8.039 veículos em Itabira

Ver mais +

Mais de 8 mil veículos são abordados nas barreiras educativas contra Covid-19.

Ascom/PMI

Desde o dia 18 de janeiro, a Prefeitura de Itabira montou barreiras para conferir a temperatura de condutores e passageiros que chegam à cidade. Esta é uma das ações adotadas para diminuir a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) no município. Quem está com febre e sintomas gripais recebe instruções sobre as medidas que deverá adotar.

A ação integrada conta com a participação de agentes da Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita), fiscais de Posturas, técnicos de enfermagem e fiscais da Vigilância Sanitária. Servidores da Secretaria Municipal de Educação também estão auxiliando as equipes na divulgação das medidas de proteção à Covid-19.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Leandra Barcelos Figueiredo, ressaltou que as barreiras montadas são educativas, pois não restringem o acesso dos condutores e passageiros à cidade. “As pessoas com temperatura acima de 37,8ºC e sintomas característicos de síndrome gripal são orientadas pelos técnicos de enfermagem a ligarem para o “Alô, doutor!”. Assim, elas serão testadas e monitoradas pela equipe da Secretaria de Saúde. Caso alguém apresente sintomas mais graves, será encaminhado para atendimento médico”, explicou.

Até o momento, o número de pessoas com febre abordadas nas barreiras educativas é baixo, geralmente um ou dois por dia. Ela acrescentou que, durante o feriado de Carnaval em fevereiro, haverá barreira sanitária em pontos turísticos dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. “Neste caso, o intuito é diminuir a aglomeração de pessoas que geralmente ocorre nestes locais”, acrescentou Leandra Figueiredo.

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito da Transita, Ozeas Ribeiro Venâncio, foram abordados 8.039 veículos entre os dias 18 e 28 de janeiro. As barreiras acontecem todos os dias da semana, das 9h às 17h, na entrada da avenida Li Guerra (bairro Praia) e próximo à Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), no bairro Areão. Até o momento, o dia com maior número de abordagens foi 27 de janeiro, com 1.094 veículos parados.

Em tempo

Por meio do “Alô, doutor!”, um médico conversa com o usuário e esclarece dúvidas sobre os sintomas relatados, para que o cidadão compareça a uma unidade de saúde somente em caso de necessidade. Os números são 3839-2133/ 3839-2510 e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Veja também

Ao vivo: Prefeito Marco Lage fala sobre Decreto Covid e as mudanças

Município e Apac firmam acordo para atividades com recuperandos