Custo industrial sobe 8,6% no terceiro trimestre de 2020, maior aumento desde início da série histórica. Indicador de Custos Industriais (ICI) foi medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que acendeu um sinal de alerta.
O custo industrial subiu 8,6% no terceiro trimestre de 2020, quando comparado com o segundo trimestre do mesmo ano. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (28) e é apontado pelo Indicador de Custos Industriais (ICI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A CNI destaca que esse é o maior aumento já registrado pelo indicador desde o início da série histórica, em 2006.
Os resultados são referentes aos meses de julho a setembro de 2020. De acordo com o relatório da CNI, o aumento se explica, em parte, pelo ajuste em relação ao segundo trimestre daquele ano, quando muitos custos da indústria haviam caído de maneira transitória, em razão da crise econômica e das medidas governamentais para mitigar efeitos.
Outro fator apontado pela CNI como determinante para o aumento em 2020 é o custo com bens intermediários. Os custos com produtos intermediários aumentaram 6,2% no segundo trimestre e voltaram a subir, em 5,3%, no terceiro trimestre. Ainda em 2020, até o terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2019, o custo com bens intermediários importados chegou a subir 22,3%.
Na avaliação da CNI, a previsão é que esses custos continuem em alta no último período de 2020 e no começo de 2021, devido ao efeito gradual do aumento dos insumos em dólar e à escassez de insumos e matérias-primas.