Acom/PMI

Barreiras sanitárias restringem acesso aos distritos no Carnaval

Acom/PMI

Mesmo com a inserção de Itabira na Onda Verde do programa Minas Consciente a partir deste sábado (13), a Prefeitura manterá o funcionamento das barreiras sanitárias restritivas nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Elas vão funcionar durante o recesso de Carnaval, entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A ação desenvolvida pelas secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Urbano busca diminuir a aglomeração de pessoas e a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a diretora de Fiscalização de Posturas Municipais, Malba Rodrigues Moreira Braga, serão mobilizados aproximadamente 30 colaboradores, entre fiscais de Posturas, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita), fiscais da Vigilância Sanitária e agentes de saúde. A equipe contará com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

“Serão duas barreiras fixas nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo e também haverá uma barreira restritiva itinerante, que vai percorrer cachoeiras e pontos turísticos da região, comunidade de Serra dos Alves, pousadas e estabelecimentos comerciais para coibir a aglomeração de pessoas”, explicou a diretora.

As barreiras terão objetivo de controlar o fluxo de turistas nos atrativos, com exigência, inclusive, de comprovantes. “Os moradores locais, as pessoas que possuem imóveis nessas localidades e as empreiteiras que trabalham na região, além dos visitantes que comprovarem por meio de voucher que estão hospedados nas pousadas, hotéis e casas de aluguel, poderão passar”, enumerou Malba Braga. Entretanto, as pessoas que não possuem destino certo terão que retornar.

Em tempo

Conforme Decreto Municipal nº 0348/2021, estão suspensos em Itabira e nos distritos todos os eventos e atividades recreativas ou comemorativas, públicas e privadas, alusivas ao Carnaval 2021. O documento também prevê a implantação de barreira sanitária para o trânsito em locais indicados pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Urbano e proíbe acampamento em áreas de camping, de cachoeiras e de quaisquer atrativos naturais.

A Diretoria de Fiscalização de Posturas Municipais informa ainda que haverá plantão durante o recesso de Carnaval para coibir aglomerações nos bairros de Itabira.