619 trabalhadores da saúde são imunizados em Itabira

Acom/PMI

Mais de 600 trabalhadores da saúde são imunizados nos três dias de drive-thru.

Acom/PMI

Durante os três dias do drive-thru organizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 619 profissionais da saúde foram vacinados contra o novo coronavírus (Covid-19). Neste sábado (13), a imunização aconteceu das 9h às 12h no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

Na quinta-feira (11), 240 trabalhadores da saúde foram imunizados; na sexta-feira (12), 195; e no sábado, 184 profissionais receberam a vacina. Nos dois primeiros dias, o drive-thru atendeu profissionais da saúde acima de 45 anos das clínicas/ consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia diretamente envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. No terceiro dia, foi a vez dos trabalhadores dos laboratórios de análises clínicas, clínicas de diagnóstico por imagem e farmacêuticos que coletam material e/ou fazem o teste para a doença.

“Hoje, a fila ficou um pouco grande, porque a gente estava conferindo as listas que as clínicas mandaram. Muitas vezes, foram enviados nomes de pessoas que não podem ser vacinadas neste momento devido aos critérios adotados conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, justificou a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, que esteve no local para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.

“Após o recesso de Carnaval, vamos fazer uma repescagem para vacinar as pessoas que poderiam ter sido imunizadas hoje, mas não foram por causa das questões relacionadas às listas”, acrescentou a secretária. Em breve, a SMS pretende anunciar a data de vacinação dos profissionais de saúde abaixo de 45 anos.

Também está marcada para quinta (18) e sexta-feira (19) a imunização dos idosos acima de 89 anos. Nos dois dias, o drive-thru funcionará das 9h às 16h30. Serão exigidos no momento da vacinação: carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço. Familiares de idosos com dificuldade de locomoção e acamados devem procurar a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) perto de sua residência para agendar a data da aplicação da vacina.

Veja também

Justiça proíbe festas de Carnaval sob multa de R$ 50 mil