Lote 3.1 da BR381 tem 91% de obras concluídas

Fotos: divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem 91,14% de obras concluídas no lote 3.1 para duplicação da BR-381/MG. O segmento de se estende por 28,6 quilômetros, entre o km 288,40 ao km 317,00, percorrendo os municípios mineiros de Nova Era, Antônio Dias e Jaguaraçu.

O lote 3.1 tem 13 quilômetros de pistas duplicadas e OAEs liberadas entre o km 297 ao km 310, com os túneis Antônio Dias e Prainha liberados ao tráfego de veículos. Das 12 OAEs previstas, nove estão concluídas, duas em andamento, faltando iniciar apenas a ponte do Ribeirão Prainha. Ao todo, o lote tem projeto de construção para seis pontes, quatro túneis, dois viadutos e uma passagem inferior (PI). Há, ainda, três binários projetados.

A autarquia já finalizou e liberou todos os trechos de pistas e obras de arte especiais (OAEs) no lote 7, entre os municípios mineiros de Itabira, Nova União e Caeté. Este lote tem 37 quilômetros de extensão totalmente duplicados, incluindo 11 OAEs concluídas, sendo seis pontes, dois viadutos e três passarelas para travessia de pedestres. Além do lote 7, o DNIT já concluiu os lotes 3.2 e 3.3.

Cuidados durante as obras – No período em que o DNIT finaliza as obras no lote 3.1, os motoristas precisam ter atenção quanto aos desvios para construção de pistas e OAEs. Eles estão alocados nos trechos:

  • Municípios de Nova Era a Antônio Dias – km 290 ao km 294 – início nas obras de construção da ponte sobre o Ribeirão Oncinhas até as obras da ponte do Ribeirão Severo I;
  • Municípios de Antônio Dias e Jaguaraçu – km 310 ao km 314 – Construção de pistas e obras de arte especiais (OAEs) entre o Binário Prainha até a construção da ponte sobre o Ribeirão Prainha.

O DNIT pede aos motoristas que mantenham a atenção dentro dos desvios laterais na duplicação da BR-381/MG, quanto ao limite de velocidade de 40 km/h e seguir as orientações da sinalização provisória de obras instalada nos trechos.