Acom/PMI

Itabira começa a vacinar idosos acima de 89 anos

Itabira começa a vacinar idosos acima de 89 anos. A imunização contra a covid-19 acontece nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), no estacionamento da Funcesi, pelo sistema drive-thru.

Acom/PMI

Começou em Itabira, nesta quinta-feira (18), a vacinação contra a covid-19 para idosos com idade acima de 89 anos. A imunização acontece no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), no sistema drive-thru, das 9h às 16h30, e segue até a sexta-feira (19) nesta faixa etária.

Para se vacinar, o usuário deve apresentar a carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF e comprovante de endereço. Os idosos com dificuldade de locomoção ou acamados devem informar a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) mais próxima de sua residência para programar a data da aplicação da primeira dose. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que há 750 pessoas cadastradas na faixa etária acima de 89 anos e garantiu que a segunda dose do imunizante já está reservada para todas elas.

“A segunda dose da vacina para este grupo já está garantida. No entanto, neste momento, estamos aguardando uma posição do Governo de Minas para saber o número de doses que serão enviadas para Itabira na próxima remessa. Só a partir daí poderemos programar a imunização de grupo prioritário seguinte, que serão as pessoas abaixo de 89 anos até uma faixa etária que a gente dê conta de atender para não faltar vacina para a segunda dose”, explicou a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage.

Neide das Graças Gonçalves de Morais levou a mãe, de 91 anos, para receber a primeira dose da vacina logo nas primeiras horas desta quinta-feira. Para ela, a imunização dos idosos, comprovadamente um dos grupos mais vulneráveis ao contágio pelo novo coronavírus, é um alívio. “É uma alegria muito grande ver quer minha mãe está sendo vacinada. Na verdade, esperamos que todas as pessoas também recebam a imunização para a gente ficar livre dessa doença que assolou o mundo todo”.

Sobre o sistema de vacinação por drive-thru, Neide Morais enfatizou a rapidez e organização. “Eu achei esse sistema fantástico. A organização, segurança e rapidez são muito boas. Como a expectativa para vacinar é muito grande, ficamos na dúvida de como seria esse processo. E da forma que estão fazendo, está fantástico. A Prefeitura de Itabira está de parabéns pela iniciativa e organização”, declarou.Em tempo

A vacinação em Itabira segue o cronograma previsto no Programa Nacional de Imunização (PNI). Na semana passada, a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou o terceiro lote de vacinas contra a covid-19 à SMS: 820 doses da Coronavac para aplicação da primeira dose nos idosos acima de 89 anos e profissionais da saúde e 1.419 para a segunda dose das pessoas já vacinadas.

A SMS ressalta que mesmo com a vacinação, a população deve continuar usando máscara, álcool em gel e praticando o isolamento social. “A primeira dose não protege as pessoas. E, ainda que se tome a segunda dose, enquanto não tivermos 90% da população imunizada, não poderemos relaxar”, disse Eliana Horta.

Quaisquer dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 podem ser esclarecidas pelos telefones 3839-2608, 3839-2649 e 3839-2289.