Acom/PMI

Balanço dos donativos arrecadados e ações em Santa Maria

Acom/PMI

Um primeiro balanço sobre os donativos arrecadados e as ações direcionadas à cidade de Santa Maria de Itabira foi divulgado durante entrevista coletiva na tarde deste domingo (21), na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Amazonas. O prefeito Marco Antônio Lage e o secretário de Governo, Gabriel Quintão, falaram sobre a força-tarefa mobilizada pela Prefeitura de Itabira e agradeceram a todos os parceiros que estão unidos em prol da cidade vizinha.

A Prefeitura cedeu maquinário e servidores municipais para auxiliarem na liberação e limpeza de vias. Escolas municipais foram colocadas à disposição para abrigar moradores da cidade vizinha. O Pronto-Socorro está preparado para atendimento às vítimas e ambulâncias estão de prontidão para transportar feridos ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, caso necessário.

“É impressionante a união dos itabiranos diante da tragédia. Ainda que não seja em nosso território, a responsabilidade é de Itabira também, pois temos estrutura para contribuir. Desde cedo, todas as secretarias da Prefeitura estão à disposição. Graças ao grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres montado há 15 dias, pudemos agir de forma rápida e organizada”, explicou Marco Antônio Lage. Ele acrescentou que todas as cidades são vulneráveis a situações como a que Santa Maria de Itabira está enfrentando. “Isso mostra que, com nossa topografia, áreas de risco e barragens ao redor, devemos estar permanentemente preparados para riscos e desastres”, alertou.

O subtenente do Corpo de Bombeiros, Anderson Ferreira, comentou que viaturas do Corpo de Bombeiros de Itabira, Governador Valadares e Ipatinga foram acionadas diante da situação enfrentada por Santa Maria de Itabira. “Mais de 50 bombeiros e duas aeronaves estão empenhadas nesta ocorrência. Pedimos às pessoas que não acessem a cidade, somente estão indo lá pessoas com autorização, como as pessoas que estão ajudando levando água mineral, por exemplo”, acrescentou. Até o momento, foram registradas duas vítimas fatais no município.

Também foi apresentada a contagem parcial dos itens recebidos até as 15h de hoje: foram arrecadados 598 litros de água sanitária, 352 litros de detergente, 123 litros de desinfetante, 107 litros de álcool 70°, 52 litros de cloro e 45 kg sabão em pó. Quanto aos itens de higiene pessoal, foram recebidos 2.594 rolos de papel higiênico, 1.012 sabonetes, 438 unidades de creme dental, 220 unidades de sabão em barra, 64 unidades de absorventes. Também foram arrecadados 2.380 litros de água mineral, 874kg de alimentos diversos, 741 litros de leite, 96 litros de óleo de cozinha, 50kg de leite em pó e 42 cestas básicas.

No momento, solicita-se doações de escovas e cremes dentais, sabonetes, shampoos, absorventes, vassouras e rodos, roupas de cama e de banho. Os donativos podem ser entregues na sede do Corpo de Bombeiros – rua São Paulo, 377, bairro Amazonas. Neste domingo, o local estará funcionando até as 19h. Amanhã, o recebimento de doações será retomado às 9h.

Veja também

Governo de MG atua em cidades atingidas pelas chuvas; Santa Maria confirma óbitos

Vídeos e fotos da tragédia com as chuvas em Santa Maria

Santa Maria: Hospital foi alagado e pacientes retirados às pressas

Câmara de Itabira arrecada donativos para vítimas em Santa Maria

Ponto de apoio para recolher donativos para Santa Maria

Vídeo: Tragédia em Santa Maria com desabamento e soterramento