Acom/PMI

Ponto de apoio para recolher donativos para Santa Maria

Prefeitura monta ponto de apoio para donativos que serão enviados a Santa Maria de Itabira.

Acom/PMI

A Prefeitura de Itabira, em solidariedade à cidade vizinha de Santa Maria de Itabira, mobilizou as equipes para trabalharem na assistência e apoio aos moradores que foram afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Neste domingo (21), houve interdição da estrada MGC-120 devido a deslizamento de barrancos na rodovia, deixando o município vizinho sem acesso por via terrestre. Várias casas estão debaixo d’água devido ao transbordamento do rio Jirau e moradores foram soterrados após deslizamento de barranco em moradias.

“Determinamos a total atuação da Prefeitura de Itabira para ajudar na calamidade em Santa Maria de Itabira”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage. Por meio do grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, que envolve a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), secretarias e autarquias, foram enviadas máquinas e servidores municipais à cidade vizinha.

As escolas de Itabira foram colocadas à disposição para abrigar e fornecer alimentação aos moradores do município vizinho. Até o momento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) disponibilizou uma retroescavadeira e um caminhão Munck para auxiliarem no desbloqueio da pista. Quando a estrada for liberada, deverão ser enviados caminhão-pipa para ajudar no abastecimento à população e caminhão rotor para limpeza das ruas. A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) está com uma máquina retroescavadeira e um caminhão no local para o trabalho de liberação da estrada. A Secretaria Municipal de Obras (SMO) também enviou um caminhão traçado, retroescavadeira e duas pás-carregadeiras.

A Compdec e as secretarias municipais de Ação Social e Agricultura e Abastecimento estão se mobilizando para recolher donativos. Segundo a coordenadora da Compdec Nilma Macieira de Castro, a prioridade é arrecadar itens de limpeza, higiene pessoal e água potável. No momento, os donativos podem ser entregues na sede do Corpo de Bombeiros – rua São Paulo, 377, bairro Amazonas. Caso o volume de material a ser doado seja grande, pode-se entrar em contato com a Compdec pelo telefone 3839-2147 ou pelo WhatsApp 98294-6273, para que seja viabilizado um transporte para recolhimento.

Veja também

Câmara de Itabira arrecada donativos para vítimas em Santa Maria

Vídeo: Tragédia em Santa Maria com desabamento e soterramento