Secretaria de Saúde oferece prática de Lian Gong online

Ilustração/Pinterest

Para continuar promovendo bem-estar, mais qualidade de vida e auxílio na prevenção de diversas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está oferecendo, de maneira virtual, a prática corporal fundamentada na medicina tradicional chinesa, Lian Gong. A ideia surgiu após a rotina dos encontros presenciais ser interrompida por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

As reuniões acontecem pelas das plataformas digitais Zoom (segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h30) e Google Meet, às terças e quintas-feiras, às 8h30. Para participar, basta acessar o link permanente da sala virtual do Google Meet (meet.google.com/yse-zjos-czg) – nos dias e horários indicados – ou procurar a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) mais próxima da residência e informar o nome e telefone do interessado. A partir daí, as instrutoras fazem o cadastro do usuário em um grupo no Whatsapp, onde é repassado o passo a passo das atividades aos participantes.

No entanto, quem não está acostumado com as tecnologias da web, podem se tranquilizar. As instrutoras Alda Menezes e Moema Guerra, do Núcleo Ampliado de saúde da Família (NASF), do bairro Pará, reforçam que os usuários já cadastrados nas aulas presenciais, serão convidados a participar por meio das visitas dos agentes de saúde.

A instrutora do Nasf do bairro Amazonas, Jacqueline Cabral, ressaltou a importância da atividade física neste momento de pandemia. Segundo a fisioterapeuta, a prática do Lian Gong possibilita ao paciente o conhecimento do corpo, auxilia no controle da hipertensão arterial e da diabetes, melhora o equilíbrio e a qualidade de vida, além, é claro de proporcionar mais interação e socialização entre os participantes, principalmente neste período de isolamento social. “Há tempos observamos e ouvimos os relatos das pessoas que frequentam nossos grupos sobre os resultados da atividade: mais concentração, paciência, disponibilidade e flexibilidade”, disse.

Na prática, os exercícios são divididos em três partes: cada uma contém 18 movimentos harmoniosos que atuam em áreas específicas do corpo. A instrutora Alda Menezes garante que o exercício constante do Lian Gong promove grandes benefícios para o indivíduo. “A atividade previne e trata dores pelo corpo, como pescoço, ombros, região lombar, pernas e articulações. Ela busca amenizar as tensões musculares, alongar tendões e ligamentos, corrigir a postura física e estimular a percepção dos sentidos”, explicou.

Já Moema Guerra contou que, durante as atividades, os movimentos são controlados pelo praticante dentro dos seus limites, sempre buscando o aprimoramento e a qualidade. “Acho muito interessante como o grupo se integra durante as práticas, ocorrendo vários relatos diários de melhoras individuais e ainda uma maior percepção da pessoa como agente de mudanças benéficas na sua vida”, disse a instrutora.

A oferta do Lian Gong em 18 Terapias faz parte da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministério da Saúde (MS), que incluiu outras modalidades físicas e de meditação. Em Itabira, a atividade é oferecida de maneira gratuita, por meio da SMS, e não requer do usuário nenhuma habilidade preexistente para realizá-la. Atualmente bem conhecida no município, a Lian Gong é muito exercitada por idosos.

Outras informações pelos telefones 3839-2566 (NASF Pará) e 3839-2481 (NASF Amazonas).

Veja também

Itabira disponibiliza estrutura para atender moradores de Santa Maria

Transita cria vagas exclusivas para motos na João Pinheiro

Levantamento alerta para risco de surto da dengue em Itabira