Caminheiros que fazem o transporte de combustível no Estado – conhecidos como tanqueiros – fazem um protesto nesta quinta-feira (25/02), pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre o óleo diesel.
A manifestação que está concentrada desde às 9h próxima a uma das entradas da fábrica da Fiat, em Betim, na região metropolitana, vai sair em carreata até a Cidade Administrativa, para pressionar o governo de Minas a atender as reivindicações da categoria.
De acordo com o presidente Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTaque, Irani Gomes, o movimento vai ocorrer de forma pacífica.
“Nós estamos a quase uma década tratando com o governo a respeito da alíquota do ICMS sobre o combustível. Ela foi elevada de 12% para 15% e nós estamos hoje com uma precificação da Petrobras a cada semana o óleo diesel subindo e o governo não fez nada pela categoria. Mediante isso, toda a categoria resolveu cruzar os braços. Não entregar combustível em postos de gasolina e aeroportos, até que o governo se comova com a situação que a categoria vem passando com os combustíveis com preço alto do jeito que está”, pontuo.
Fonte – O TEMPO
Sou contra aumento de alíquotas de ICMS sobre os combustíveis. Não vou propor nem apoiar nenhuma medida nesse sentido na @assembleiamg
— Romeu Zema (@RomeuZema) February 24, 2021
Hora da verdade: Decreto obriga postos a divulgar valor dos tributos estaduais