Alisson Moraes assume a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos

Alisson Moraes assume a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos do Município. Advogado, gestor e escritor, novo assessor chega para agregar visão de planejamento estratégico à Prefeitura de Itabira.

O prefeito Marco Antônio Lage nomeou o novo assessor de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Itabira. Advogado e mestrando em Ciências Sociais, Alisson Diego Batista Moraes, 36 anos, assumiu a função nessa terça-feira (2), após a publicação do decreto de sua nomeação no Diário Oficial do Município. O novo assessor traz para Itabira uma longa experiência em planejamento estratégico voltado para a gestão pública.

Formado em Direito, Alisson Moraes é ainda bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); possui MBA em Gestão Empresarial – com ênfase na busca por melhores práticas empresariais para a gestão pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); faz mestrado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); e é pós-graduando em Direito Constitucional pela Associação Brasileira de Direito Constitucional.

O novo assessor, apesar de jovem, tem 20 anos dedicados à vida pública. É funcionário de carreira do Banco do Brasil desde os 17 anos. Foi vereador em Itaguara aos 19 anos e eleito prefeito do mesmo município aos 23, sendo reeleito aos 27 anos. Além disso, já exerceu a diretoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itaúna, bem como as secretarias municipais de Planejamento e Governo.

“Em todos os lugares pelos quais passei, sempre trabalhei com a metodologia do planejamento”, diz o novo integrante da Prefeitura de Itabira. Sobre a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos, o advogado explica que sua missão é estruturar o planejamento estratégico do município com a inserção de uma metodologia de verificação de resultados, metas e acompanhamento sistemáticos das ações do governo. “Muitos acreditam que é só pegar as estratégias empresariais e colocar na prefeitura. Não é assim. A gestão pública tem outras importantes especificidades. E esse é o grande diferencial do nosso trabalho”.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, a chegada de Alisson é estratégica para o desenvolvimento do plano de governo apresentado à população. O chefe do Executivo pontua que o novo assessor será o elo entre os secretários municipais e as metas estabelecidas. “O Alisson agrega muita experiência em planejamento estratégico. Temos a proposta de fazer um trabalho sustentável, visando as gerações futuras de Itabira, e isso depende de metas muito bem construídas e que possam ser mensuradas. É uma filosofia nova que estamos implantando na Prefeitura e contamos com o Alisson para nos auxiliar nessa missão”, disse Marco Antônio.

História com Itabira

Alisson Moraes tem relação antiga com Itabira. Há anos o gestor presta serviços voluntários no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema. Ele relata que, a partir daí, conheceu grande parte da região rural do município, como a Serra dos Alves e adjacências. Sobre este aspecto, inclusive, já escreveu teses a respeito das unidades de conservação ambiental. Nos últimos anos, também esteve em Itabira para participar da Semana Drummondiana, quando ministrou palestras sobre o tema.

“Quando o prefeito Marco Antônio Lage me convidou para assumir esta assessoria percebi que posso fazer o que mais gosto que é ver a transformação dos resultados na vida das pessoas. E é isso que a gestão pública é capaz de fazer quando o planejamento acontece de maneira eficiente. O meu trabalho agora é estruturar esse grande projeto de planejamento para Itabira, pensando, inclusive, na diversificação econômica, que é um grande desafio”, relata.

O assessor ressalta ainda que acredita na qualificação da gestão pública, na boa elaboração das ações e na política que dialoga com todos para o aparecimento dos resultados positivos. “Não tenho dúvidas de que vamos entregar um grande resultado, que é um planejamento muito bem elaborado”, finaliza.