Medicina Veterinária da Una cuida de animais vítimas das chuvas em Santa Maria

Os alunos do curso de Medicina Veterinária auxiliam no resgate, atendimento emergencial, cirúrgico e clínico.

Mais de 100 animais já foram resgatados desde o domingo (21/02) na cidade de Santa Maria de Itabira, em decorrência das enchentes. O trabalho foi realizado pelo Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD), com o apoio da Una Itabira, do Fórum Animal e da Associação de Moradores Protetores dos Animais (Ampari).

“Desde o momento em que a Una Itabira teve conhecimento da tragédia na cidade de Santa Maria de Itabira foi iniciado um mutirão para arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene para as pessoas, assim como produtos veterinários e ração para os animais que seriam resgatados e atendidos”, afirma Ana Caroline Doyle Torres, coordenadora dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Una Itabira.

O trabalho de mais de 80 pessoas, entre professores e alunos do curso de Medicina Veterinária, foi e ainda é incansável. Foram resgatados cães, gatos, cavalos, galinhas e pássaros da fauna nativa e exótica. No fim da última semana a equipe do GRAD com apoio dos alunos do curso de Medicina Veterinária atuaram nas áreas que, no primeiro momento, estavam isoladas, e atuaram no resgate dos animais que ainda estavam em situação de vulnerabilidade.

“Nosso trabalho é fruto da união de profissionais e de pessoas da comunidade que atuam de forma 100% voluntária, que se mobilizam para não deixarem que os animais também sofram as consequências desse desastre”, diz.

CUIDADOS

Cerca de 20 animais resgatados foram castrados no Centro Médico Veterinário da Una Itabira na última quinta-feira (25/02). O procedimento foi realizado por cirurgiões encaminhados pelo GRAD, profissionais experientes nestes tipos de situações, além disso, eles contaram com o auxílio dos estudantes da instituição. Alguns animais ainda precisam estar com a saúde estabilizada para que possam ser castrados. Esse trabalho seguirá sendo realizado no Centro Médico da Una Itabira, com apoio dos cirurgiões do GRAD e dos alunos do curso de Medicina Veterinária.

Atualmente os alunos do curso, sob orientação e supervisão dos professores, oferecem aos animais resgatados os cuidados básicos, mantendo a qualidade da saúde e o bem-estar de todos, até que, aqueles que têm um dono, possam voltar para seus lares.

Após o atendimento médico e alta, os animais que não forem identificados pelos seus tutores, serão disponibilizados para adoção responsável. A divulgação da ação será realizada pelas redes sociais dos grupos envolvidos no trabalho de resgate.

PONTO DE APOIO PARA DOAÇÕES

A Una Itabira e o curso de Medicina Veterinária recebem itens de higiene pessoal, fraldas para crianças e medicações básicas de 9h às 22h, no endereço Rua Sizenando de Barros, 27 – Centro, Itabira.