Polícia Civil mantém atendimentos e serviços ao cidadão mediante agendamento. Investigações, bem como emissão de carteira de identidade, registros, licenciamentos e liberação de veículos são mantidos na 4ª DRPC.
A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em João Monlevade (4ª DRPC) mantém todos os atendimentos e serviços prestados ao cidadão, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus. O delegado regional Paulo Tavares, esclarece que não houve nenhuma suspensão de atendimento e nem restrição de horário. “Quando determinamos o agendamento para atendimento, é justamente para que não ocorra aglomeração. Mas a Polícia Civil não fechou as portas em momento algum, mesmo com a pandemia”, esclareceu ele.
Ainda segundo Paulo Tavares, todos os inquéritos e investigações estão mantidos e dentro do prazo esperado. Como exemplo ele cita um fato que ocorreu esta semana, em que a Polícia Civil interceptou duas entregas de drogas oriundas de um outro Estado, que foram encaminhadas ao município após negociações via internet. Uma foi no bairro Loanda e outra no Cruzeiro Celeste. “Nosso maior dificuldade é sempre o baixo efetivo para a quantidade de demanda, já que a regional de João Monlevade compreende 12 municípios. Mas não fechamos as portas ao cidadão”, explicou o delegado regional.
Carteira de Identidade
Especificamente sobre a emissão de carteira de identidade, o cidadão deve encaminhar solicitação de agendamento para emissão do documento para o e-mail: identificacaojoaomonlevade1@gmail.com. É preciso especificar a urgência ou emergência. Segundo a chefia da 4ª Regional, a análise das urgências e emergências se dará pela equipe da Polícia Civil, seguindo exclusivamente o determinado pelo Governo do Estado.
No caso da primeira via do documento, são necessários: duas fotos 2×4 iguais, recentes e específicas para Carteira de Identidade; certidão original ou cópia autenticada em cartório de casamento (se casado ou viúvo); de nascimento (se solteiro); de casamento com averbação (em caso de divórcio ou separação); comprovante de endereço; CPF e PIS, caso o requerente tenha interesse que o número conste no documento. Se for menor de 16 anos, deve estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável legal.
Em caso de segunda via, além dos documentos citados anteriormente, é necessário apresentar a Taxa de Arrecadação paga (emitida no site http://daeonline1.fazenda.mg.gov.br/daeonline/executeEmissaoDocumentoArrecadacaoCarteiraIdentidade.action) ou documento para isenção da taxa.
Veículos
Os serviços de registros e licenciamentos de veículos deverão ser agendados por meio do e-mail atendimentotransitojm@yahoo.com. Já para liberação de veículos, o cidadão deve solicitar agendamento por meio do endereço eletrônico liberacaodeveiculosjm@yahoo.com. Especificamente sobre serviços relativos a habilitação, o cidadão deve encaminhar sua solicitação para atendimentohabilitacaojm@yahoo.com. Todas as demandas serão atendidas pela Delegacia de Trânsito, respeitando-se a cronologia dos pedidos encaminhados. Já com relação à realização de exames de direção, o delegado regional esclarece que é obedecido o decreto de cada município para a realização ou não das provas.
Veja também