GRS de Itabira emite nota sobre desaparecimento de vacinas

Após o sumiço de dois frascos de vacina contra a Covid-19, com 10 doses cada, que foram extraviados da Gerência Regional de Saúde de Itabira. O crime foi denunciado à Polícia Militar no final da tarde desta sexta-feira (19/03).

As vacinas ficam armazenadas em uma sala da rede de frios, os trabalhadores que chamaram a Polícia disseram não suspeitar de ninguém.

Uma testemunha contou aos militares que, antes do dia 19, a última conferência das vacinas tinha sido feita em 12 de março, o que indica que a perda ocorreu entre as duas datas.

Nossa reportagem conversou com o secretário de governo de Itabira, Gabriel Quintão, de acordo com ele, as doses estavam sob responsabilidade da Gerência Regional de Saúde, que pertence ao estado. Ainda segundo o secretário, o município vai cobrar e acompanhar as investigações. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso, e as investigações estão em andamento pela equipe da Delegacia de Polícia Civil em Itabira.

Nota
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a Unidade Regional de Saúde (URS) de Itabira, ao realizar o balanço do quantitativo de vacinas contra covid-19, identificou a falta de dois frascos, contendo 10 doses cada um.

Embora a Regional ainda esteja apurando todas as possibilidades, como por exemplo o envio a mais para algum município, já foi feito, por precaução, um boletim de ocorrência do caso.

A entrada na rede de frio da URS é controlada e apenas 10 pessoas têm acesso. A estrutura é compartilhada com o setor de farmácia, que utiliza os refrigeradores do local quando sua capacidade de armazenamento é excedida. A chave da estrutura fica com as responsáveis pela imunização durante o expediente e, após esse horário, somente os vigias têm acesso, pois são responsáveis por monitorar a ocorrência de sinal sonoro dos refrigeradores e também quedas de energia.

A Gerência Regional de Saúde de Itabira seguirá apurando o caso com o objetivo de localizar as doses. Caso não seja possível, será avaliada a possibilidade de reposição das mesmas.

A Gerência Regional de Saúde de Itabira esclarece ainda que desde o início da distribuição das vacinas, tem contado com apoio da polícia militar para a realização da escolta, garantindo assim mais segurança e lisura na distribuição destes imunizantes.

 

Polícia Civil investiga sumiço de doses de vacinas contra Covid na GRS

Morre o cantor gospel Irmão Lázaro, por complicações da Covid-19

Itabira registra mais três óbitos por coronavírus, totalizando 119