Deputados da CPI dos “Fura-Filas” visitam Central da Rede de Frio da Saúde/MG

Uma comitiva formada pelos Deputados da CPI dos “Fura-Filas”, fizeram uma visitam a Central da Rede de Frio da Saúde/MG.

Neste local, são acondicionadas as vacinas recebidas e, a partir dele, são distribuídas para as superintendências regionais todo estado e os municípios.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas da Vacinação visita nesta quarta-feira (24/3/21), a partir das 9 horas, a Central Estadual da Rede de Frio da Secretaria de Estado de Saúde (Avenida Tereza Cristina, 3.500, bairro Itaipu, Belo Horizonte). O objetivo é conhecer as condições e o processo de armazenamento, controle de estoque e distribuição de vacinas contra a Covid-19 no local.

É na central que são acondicionadas as vacinas recebidas pelo Estado, de onde são distribuídas para as superintendências regionais de saúde e os municípios mineiros. Lá também teriam sido imunizados servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES) envolvidos nas investigações da CPI sobre a vacinação irregular de grupos não prioritários.

“O que queremos é comparar o que o Estado recebeu de vacinas, o que foi passado para os municípios e quantas vacinas ficaram à disposição da SES, até porque tivemos uma lista com 500 nomes, depois com 800 nomes e por fim 1,8 mil nomes de pessoas (da secretaria) vacinadas”, explicou o deputado João Vítor Xavier (Cidadania), presidente da CPI e autor do requerimento para a visita, em companhia dos deputados Ulysses Gomes (PT), Cássio Soares (PSD) e Noraldino Júnior (PSC).

Com esses dados em mãos, os deputados poderão se certificar de quantas vacinas ficaram a cargo da SES para apurar quantas pessoas de fato se vacinaram, quem são os servidores e se eventualmente alguém se aproveitou desse processo para se vacinar de forma irregular. “Vamos à central para entender como foi feito o processo, de onde veio a ordem e quem foram as pessoas vacinadas nesse espaço”, ratificou João Vítor Xavier.

Por conta das denúncias de vacinação de centenas de servidores administrativos da secretaria, que estariam fora das prioridades do Plano Nacional de Imunização, o então secretário Carlos Eduardo Amaral foi substituído por Fábio Baccheretti no comando da pasta.

Oitivas – Na quinta-feira (25), às 9 horas, no Auditório José Alencar da ALMG, terão início as oitivas da CPI, com a participação de Josely Pontes, promotora de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte; Simone Deoud, ouvidora-geral do Estado; Thamires Maciel, ouvidora da Saúde; Rodrigo Miranda, controlador-geral do Estado; e Marcus Vinícius Pereira, gerente-geral de Saúde Ocupacional da Assembleia.

“Já que o Ministério Público tem uma investigação própria, queremos uma cooperação de trabalho. Além disso, o próprio governador já admitiu que há uma apuração no Estado, que já identificou a vacinação de pessoas que estavam em home office. Queremos saber até que ponto foi essa apuração, quais dados já foram colhidos”, afirmou João Vítor Xavier.

Marcus Vinícius Pereira vai apresentar, por sua vez, as circunstâncias da vacinação dos funcionários da ALMG que atuam no serviço de saúde da instituição.