Primeira equipe de reforço à Saúde de Itabira chega à cidade

Primeira equipe de reforço à Saúde de Itabira chega à cidade. Estudantes do último período de Medicina farão estágio em postos de saúde, Pronto-Socorro e no Samu.

A primeira turma de estudantes do último período de Medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais chegou à Itabira na manhã desta segunda-feira (5). Os estagiários vão reforçar o sistema de Saúde no município, especialmente neste momento de enfrentamento da pandemia. A recepção aconteceu na Mata do Intelecto e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, do vice Marco Antônio Gomes, da secretária de Saúde, Eliana Horta, e do secretário de Governo, Gabriel Quintão.

A equipe que chegou à cidade nesta segunda-feira é composta por 11 alunos. Uma segunda turma, também de 11 alunos, chega na terça-feira (6) e outros 12 estagiários chegam na quarta-feira (7). No total serão 34 futuros profissionais de saúde que irão intensificar as equipes de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Samu e Pronto-socorro.

De acordo com o prefeito Marco Antônio Lage, a chegada desses acadêmicos faz parte de uma estratégia montada pela Prefeitura de Itabira que engloba duas etapas: neste primeiro momento para o enfrentamento à crise provocada pela Covid-19 e posteriormente para desenvolver uma política de saúde pública mais voltada para a atenção primária.

“A atuação dos estagiários neste momento de crise será focada no enfrentamento à crise da Covid-19, mas é um projeto que continuará seguindo, ao longo dos quatro anos de governo, para melhorar a saúde pública em nossa cidade. A parceria é muito importante, principalmente para que a gente construa em Itabira um polo de medicina mais resolutivo, com maior número de profissionais capacitados, melhores condições de trabalho, valorizando a atenção primária”, disse o prefeito durante a recepção dos estudantes.

Segundo a secretária de Saúde, Eliana Horta, a atuação dos estudantes visa desafogar o atendimento nos hospitais e no Pronto-Socorro. “Eles vão colaborar muito, ajudando nos PSF’s, Pronto-Socorro e também no Samu. São vários procedimentos que eles podem executar neste momento de crise da pandemia, como na triagem dos pacientes e na realização de testes, que hoje estão a cargo das equipes do município. Vai ser muito importante esse desafogo para os nossos profissionais”, disse a secretária.

O vice-prefeito Marco Antônio Gomes, que é médico nefrologista e intensivista, lembrou a importância desta experiência do estágio e ressaltou que os dois lados saem ganhando com a iniciativa. “Faltam poucos meses para que esses estudantes se formem. Aqui em Itabira eles vão aperfeiçoar tudo aquilo que aprenderam durante os quase seis anos de estudo. Eles vão contribuir muito com a comunidade e, ao mesmo tempo, aprender com a prática. A população de Itabira só tem a ganhar”, afirmou.

Estágio supervisionado

Os estudantes que chegam à Itabira nesta semana ficam por um período mínimo de um mês na cidade. Durante a estadia, eles terão os trabalhos supervisionados pelos médicos responsáveis pelas unidades, além de acompanhamento de professores da faculdade de Belo Horizonte. O convênio é assinado com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da instituição.

A estudante Fernanda Bontempo está ansiosa para começar logo o estágio. Ela pensa que a experiência vai contribuir para uma melhor formação profissional, além de estar disposta a auxiliar o município no enfrentamento à Covid-19. “Estou muito animada, acredito que vai ser bem proveitoso o período que vamos passar aqui, para nós e para a cidade. Vamos atuar em diferentes campos, a experiência vai agregar bastante tanto na formação profissional quanto na formação pessoal”, declarou.

Matéria relacionada

Parceria com a UFMG garante ampliação de atendimento médico nos PSFs de Carmo e Ipoema