SEF unifica atendimento on-line sobre IPVA e Taxa de Licenciamento em todo o estado. Contribuintes com veículos emplacados em todos os municípios poderão usar plataforma para acessar serviços e tirar dúvidas.
A partir desta quarta-feira (14/4), contribuintes de todo o estado poderão acessar os serviços e resolver questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) usando a internet, pelo canal virtual “Fale com a AF – IPVA e TRLAV“. A novidade é a inclusão da opção para os contribuintes de Belo Horizonte, que até então tinham que utilizar canal específico.
O “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”, em funcionamento desde dezembro de 2020, presta atendimento via formulário digital, que pode ser acessado pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), contemplando serviços e demandas – como orientações e esclarecimento de dúvidas – que anteriormente precisavam de atendimento presencial.
“Inicialmente, o ‘Fale com a AF – IPVA e TRLAV’ estava disponível somente para os contribuintes com veículos emplacados nos municípios do interior. Os contribuintes da capital recebiam atendimento destes mesmos serviços no canal ‘Fale com a AF – BH e Contagem’. Agora, todo o atendimento de IPVA e Taxa de Licenciamento será prestado em um mesmo local de acesso e pela mesma equipe de servidores”, explica a coordenadora da Divisão de Atendimento e Orientação da SEF, Mariana Godinho.
Confira os serviços/assuntos atendidos pelo “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”:
·IPVA – Acerto Autuação/Impedimento/
·IPVA – Acerto de Pagamento Guia /Duplicidade
·IPVA – Cadastro de Locadora – Dúvidas
·IPVA – Isenção – Dúvidas
·IPVA – Leilão Impedimento (exceto leilão judicial)
·IPVA – Parcelamento Indisponível na Internet
·IPVA – Programa Bom Pagador
·IPVA – Restituição – Dúvidas
·TRLAV – Regularização – Taxa de Licenciamento
Vantagens
O canal possui uma equipe de servidores especialistas, selecionada especificamente para tratamento dos serviços relacionados a IPVA e TRLAV, o que traz mais agilidade e qualidade na solução das demandas. Além disso, facilita a vida dos contribuintes, que não precisam mais sair de casa para resolver as questões relativas aos dois tributos, sobretudo em prevenção à covid-19.
Outros serviços
A Secretaria de Fazenda oferece mais de 130 opções de serviços voltados ao cidadão/contribuinte pelo atendimento virtual. Basta acessar o “Catálogo de Serviços“, encontrado no site da SEF. Neste espaço, o usuário tem acesso aos manuais, legislação e todas as informações sobre como e o espaço em que deverá fazer sua solicitação.
Atualmente, a maior parte dos serviços é prestada pela SEF por meio digital, utilizando sistemas como o Siare, DAE on-line e os canais virtuais de atendimento “Fale com a AF” e “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”.