Nozinho envia à Câmara Projeto de Lei para internato rural

Foto: Daniel Cota/Acom PMSGRA

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho-PDT) enviou à Câmara Municipal, o Projeto de Lei 013/2021, que autoriza o município a celebrar convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realização de estágio curricular / Internato em Saúde Coletiva a alunos do Curso de Graduação em Medicina.

Com o internato rural, o município tem por objetivo a utilização da rede de serviços de saúde, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A disciplina, obrigatória no currículo do curso de medicina da Universidade, é realizada desde 1978 em cidades do interior do Estado de Minas Gerais. Ela é desenvolvida com dupla de alunos, em rodízios trimestrais, de forma ininterrupta, durante todo o ano.

O internato trabalha a atenção à saúde individual e coletiva nos municípios conveniados, através da inserção do estudante nos sistemas locais de saúde e propicia vivência do SUS no último ano do curso médico, oferecendo ao estagiário oportunidade de discutir, a partir de sua própria experiência, questões relacionadas à gestão do sus, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária dentre outros temas.

Estas percepções e observações são importantes mecanismos para a consolidação do SUS nos municípios, bem como propicia uma melhor atenção aos usuários do sistema de saúde municipal, tendo em vista que os estagiários cursam o último ano do curso de medicina.

Veja também

São Gonçalo participará da I Semana Estadual de Incentivo à Literatura

São Gonçalo vacina idosos de 66 anos