Domingo (18) tem processo seletivo para professores em Itabira

Processo Seletivo para professores acontece neste domingo em Itabira, via internet. Concorrentes já podem conhecer o ambiente virtual e simular resolução da prova.

Serão realizadas neste domingo (18) as provas do Processo Seletivo para preenchimento de vagas temporárias na Secretaria Municipal de Educação. Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da necessidade imediata de contratação dos profissionais, a avaliação, inicialmente prevista para ocorrer presencialmente, será realizada na modalidade à distância, em plataforma digital de prova on-line.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), realizador da prova, para facilitar o acesso à plataforma digital e proporcionar maior acessibilidade, os candidatos poderão realizar a avaliação por meio de computadores, notebooks, tablets ou celulares, desde que tenha câmera frontal, sendo necessário somente acesso à internet. Mais de 700 candidatos se inscreveram no certame.

O formato da prova segue uma metodologia segura e que resguarda todo o Processo Seletivo.  A plataforma oferecida pelo IBGP é referência no mercado e oferece dispositivos de segurança que permitem controle do ambiente do candidato, trazendo segurança e igualdade de condições para todos. Ao acessar o sistema, o candidato envia o seu documento com foto e a plataforma tem acesso à câmera e microfone, controlando remotamente a realização do exame.

A Secretaria Municipal de Educação garante a credibilidade do formato proposto e explica que a realização das provas, além da análise de títulos, foi adotado seguindo parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG).

“No início do ano de 2021, a SME tomou conhecimento desse Processo Seletivo, já em andamento, e deu continuidade ao mesmo, considerando a necessidade imediata de contratação dos profissionais na área da Educação. A aplicação das provas, a princípio marcada para o dia 28 de março, precisou ser adiada para o dia 18 de abril, devido a Onda Roxa que se instalou em todo o estado de Minas Gerais e em nossa cidade. Como ainda estamos enfrentando a pandemia da Covid-19, e com vistas a evitar a propagação do vírus, a prova do Processo Seletivo inicialmente prevista para ocorrer presencialmente, será realizada na modalidade à distância, conforme já informado na retificação do edital 01/2021”, explica a secretária de Educação, Luziene Lage.

O link para o teste do sistema já está disponível no portal da IBGP. Por meio deste ambiente, o candidato pode conhecer o modelo da prova e se adaptar à tecnologia.

Vai fazer a prova? Veja o passo a passo!

O IBGP publicou um “Tutorial de Avaliações Online” para que o candidato conheça com antecedência a plataforma e tenha acesso às telas do ambiente virtual. Por meio deste ambiente de testes, os candidatos poderão simular a realização da prova e assim testar seus equipamentos. Caso haja alguma dúvida e dificuldade, a empresa contratada para realizar o processe seletivo disponibilizou canais de comunicação via telefone (31) 3213-5526, WhatsApp  (31) 9738-0080 e e-mail contato@ibgp.org.br. O atendimento será de 08h às 16h.

Veja o tutorial aqui!

O processo

A contratação temporária será para os seguintes cargos: assistente de vida diária, especialista em Educação, professor de Educação Infantil e Séries iniciais do Ensino Fundamental (atendimento educacional especializado), professor de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (regência de classe) e professor de séries finais do Ensino Fundamental (Ciências, Educação Física, Ensino Religioso e Informática). Ao todo, são oferecidas 72 vagas.

A seleção será composta por prova objetiva e de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. O Edital 001/2021, que regulamenta o processo seletivo contém todas as informações necessárias (www.itabira.mg.gov.br). Este processo é um complemento ao Concurso Público nº 02/2019, realizado em março de 2019.