Itabira registra “zero óbito” por Covid-19 nas últimas 24h

Ver mais +

Itabira volta a ter um boletim diário sem apontamento de morte em decorrência da doença (covid-19) nas últimas 24 horas. Neste sábado (17/04), até 15h55 quando o registro foi fechado, o município mantinha 272 óbitos, que já constavam no último levantamento e que foi informado no dia anterior.

O boletim também aponta 15.821 casos confirmados em Itabira desde a pandemia, sendo 12 a mais que na sexta-feira (16). O município ainda tem 14.648 recuperados da doença e 877 pacientes atualmente em isolamento domiciliar.

Nos hospitais, os leitos de UTI continuam com 100% de ocupação, mas as enfermarias registraram nova queda, atingindo 67% de ocupação. Não há mais pacientes aguardando vaga no Pronto-Socorro Municipal para leitos do SUS. Os números da doença ainda incluem sete itabiranos internados em outras cidades.

“Estamos hoje, sem dúvidas, em uma situação menos complexa do que estávamos no início de março, quando optamos pelas medidas mais restritivas. Isso mostra que fizemos a escolha certa. O nosso índice de transmissão está em 0,91, é a prova de que a pandemia está em desaceleração em Itabira. Estamos com mais leitos e com número de casos em queda diariamente. Lógico que ainda é um cenário delicado, com UTIs ainda lotadas, mas é um respiro importante e que precisa ser mantido”, disse o prefeito Marco Antônio Lage.

A média móvel de casos confirmados em Itabira despencou 53,4% nos últimos 14 dias. Neste sábado, a média móvel dos últimos sete dias é de 86,8 casos confirmados, contra 186,5 que eram registrados em 4 de abril. Já a média móvel de óbitos caiu 48%. Era de 7,2 em 4 de abril e caiu para 3,7 neste sábado.

A secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, exaltou o boletim sem registro de óbitos, mas alertou que a população precisa continuar tomando todos os cuidados para que o cenário da pandemia continue melhorando em Itabira. “Passamos por um mês de março muito complicado, mas as medidas adotadas pela Prefeitura e a conscientização da população já surtem efeito. Não podemos perder o que conquistamos. É preciso continuar adotando todos aqueles cuidados que a gente já conhece, como usar máscara, higienizar sempre as mãos e evitar qualquer tipo de aglomeração”, indica a secretária.

Veja também

https://atilalemos.com.br/2021/04/17/prefeitura-consegue-da-vale-cilindros-de-oxigenio-para-o-hospital-padre-estevam/

Minas tem quase 30 mil óbitos pela covid