O Governo de Minas realiza nesta quarta-feira (21/4), em Ouro Preto, homenagem ao Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. Assim como no ano passado, devido à pandemia, não haverá cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência. O ato simbólico na Praça Tiradentes terá início às 7h e será sem a presença de autoridades e de público, sendo conduzida por militares do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Minas.
As homenagens começam já na noite de terça-feira (20/4), com a iluminação na cor verde do Museu da Inconfidência e do monumento a Tiradentes, em referência aos profissionais de Saúde de todo o estado. A iluminação segue até a noite de quarta-feira (21/4).
No dia 21 de abril, de acordo com a Constituição do Estado, o governador Romeu Zema decreta a transferência simbólica da capital de Minas para Ouro Preto.
A cerimônia contará com a aposição da Coroa de Flores, toque de silêncio executado por corneteiro da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar, além da chegada do fogo simbólico e o acendimento da Pira da Liberdade, na Praça Tiradentes.