Acom/PMI

Parceria entre Crasir e Banco de Alimentos beneficia instituições em Itabira

Anúncios

Parceria entre Crasir e Banco de Alimentos beneficia instituições em Itabira. Parceria é inédita e auxiliará entidades filantrópicas que atendem pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar e nutricional.

Acom/PMI

Uma parceria público-privada inédita em Itabira entre o Centro de Referência do Agronegócio Sustentável de Itabira e Região (Crasir) e o Banco de Alimentos – projetos apoiados e desenvolvidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) – beneficiou, durante todo o mês de abril, instituições filantrópicas no município. Foram disponibilizados alimentos às pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar e nutricional, assistidas por essas entidades.

De acordo com o secretário municipal Mauro Lúcio Ferreira, um produtor de hortaliças do Crasir repassou 1.477 quilos de batata-doce à SMAA como contrapartida pelo uso de terras da Fazenda São Lourenço, antiga Fazenda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na localidade de Candidópolis. Toda a produção foi doada ao Banco de Alimentos para que o equipamento público complementasse suas ações de segurança alimentar em Itabira.

Coube ao Banco de Alimentos distribuir o produto cultivado sem uso de defensivos químicos às entidades previamente cadastradas, a fim de auxiliar na diversificação das necessidades alimentares de centenas de pessoas assistidas. São elas: Lar de Ozanan, Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Cáritas Diocesana, Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae).

A iniciativa aconteceu após a aprovação do conselho gestor do Crasir, composto por representantes da SMAA, Sindicato Rural de Itabira, Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) e instituições de ensino superior em Itabira.

“O Banco de Alimentos é um equipamento público de segurança alimentar, que tem como principal objetivo arrecadar alimentos onde tem abundância e levá-los onde há escassez. Nessa parceria com o Crasir todos ganharam, principalmente as famílias beneficiadas com os alimentos”, afirma o diretor de Agricultura e Apoio ao Pequeno Produtor, Antônio Adelson de Oliveira Santos.