Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente tem capacitação

No encerramento da capacitação o prefeito Nozinho esteve no local para parabenizar os novos membros. Acom/PMSGRA
No encerramento da capacitação o prefeito Nozinho esteve no local para parabenizar os novos
membros. Acom/PMSGRA

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) passaram por capacitação na tarde de terça, 11, no Auditório do Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo. O objetivo do encontro foi apresentar aos novos membros titulares e suplentes toda a dinâmica do Conselho que é o órgão articulador dos demais conselhos e das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do município.

Maria Madalena capacitou os novos membros do CMDCA.

A ex-presidente do conselho, Maria Madalena Lopes e Souza coordenou os trabalhos falando de sua experiência e elencou a importância e finalidade do órgão como a de fixar diretrizes gerais para captação e aplicação de recursos financeiros do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) de São Gonçalo do Rio Abaixo. “Os Conselhos são controladores do Sistema de Garantia de Direitos, no sentido de que todas as crianças e adolescentes sejam reconhecidos e respeitados”, ressalta.

Ela destacou positivamente que a cidade já possui todos os planos nacionais de políticas para a infância em instância municipal como o Plano de Enfretamento da Violência Sexual Infanto- Juvenil e o de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Bem como, o Plano de Ação que busca atingir o pleno atendimento das demandas apuradas a curto, médio e longo prazos.

A segunda etapa da capacitação será agendada para os próximos dias, juntamente com a eleição da presidência do Conselho. A escolha será entre os 10 membros titulares nomeados em 14 de abril pelo prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT).