Defesa Civil Nacional e agências reguladoras lançam relatório sobre Segurança de Barragens. O Governo Federal divulgou relatório que traz o resultado das ações realizadas em 2020 para segurança das barragens brasileiras.
O Governo Federal divulgou relatório que traz o resultado das ações realizadas em 2020 para segurança das barragens brasileiras. Foram monitoradas 63 ocorrências, sendo 24 acidentes, 33 incidentes e seis casos de repercussão de boatos, as chamadas Fake News.
O relatório traz, ainda, protocolos de atuação e metodologias para priorização de emergências. O objetivo é apoiar os órgãos públicos nas tomadas de decisão.
Rafael Machado, coordenador de Estudos Integrados da Defesa Civil Nacional, destaca que a gestão de riscos requer uma atuação conjunta entre os diversos órgãos públicos que lidam com o tema.
“Esse é um trabalho colaborativo, como deve ser a atuação em casos de emergências em barragens. Quando reunimos os esforços, conseguimos superar as dificuldades e atender a população de forma efetiva e com agilidade. Esse é o espírito do Acordo de cooperação técnica firmado entre os fiscalizadores federais de segurança de barragens e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil”.
O relatório traz, ainda, o relato de encontros realizados em diferentes regiões do Brasil para ajudar os estados a se prepararem para o período chuvoso.
Para saber mais sobre o tema, acesse mdr.gov.br.