Acom/FCCDA

FCCDA busca novas formas de difundir obra de Drummond

Anúncios

A FCCDA busca novas formas de universalizar e difundir a obra Drummondiana

O núcleo de acervo e pesquisas da FCCDA buscou em diversas plataformas online, poemas musicados resultou na reunião de mais de uma hora de músicas poéticas selecionadas com a temática Drummondiana que agora encontra-se de fácil acesso via playlist “Drummond na Música” no Spotify.

Acom/FCCDA

A curadoria desenvolveu uma pesquisa sobre poemas musicados de Drummond que se tornaram grandes composições musicais. Entre os nomes de artistas que musicalizaram Drummond, destacam-se: Milton Nascimento, Maria Bethânia, Paulo Diniz, Belchior, Thelmo Lins entre outros.

Nesta playlist poderemos ouvir os poemas musicados como: José, Mundo Grande, Canção Amiga entre outros. Para acessar nosso canal é necessário ter o aplicativo Spotify ou acessar via internet, buscando no canal de pesquisa “Drummond na Música”.

Para Marcos Alcântara, a curadoria buscou trazer Drummond em canções para o nosso dia-a-dia, “o que torna possível vivenciarmos a obra por meio de outros formatos além da leitura, declamação e outras.  A música faz parte do nosso cotidiano, nada melhor que ouvirmos Drummond por meio de canções”, explica Alcântara.

Nesta pesquisa, foram disponibilizados apenas os poemas musicalizados que se encontram disponíveis no app. Entre os grandes nomes de artistas que cantaram Drummond, destaca-se também Belchior que musicalizou e cantou 31 poemas de Drummond em um trabalho desenvolvido pela Revista Caras em 2004.

Mediante a politica de direitos autorais do Spotify, o álbum de Belchior ainda não está disponibilizado na plataforma, mas o encontramos em diversos sites de músicas. O álbum foi denominado como: “As Várias Caras de Drummond”.

Conheça a playlist “Drummond na Música” no link: https://cutt.ly/7nkYtKp