Estilista Raquell Guimarães debate o papel social da moda em seminário nacional “Arte, Cultura e Costura”

Anúncios

Primeira dama de Itabira participa do evento online na noite desta segunda-feira (7).

A estilista Raquell Guimarães, primeira dama de Itabira, participa, nesta segunda-feira (07/06), às 20 horas, do seminário virtual “Arte, Cultura e Costura”. O evento, promovido pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, reúne grandes nomes do segmento no Brasil para debater o papel social da moda.

O seminário encerra a terceira edição do Arte, Cultura e Costura. Constituído por práticas e reflexões em moda, o projeto, neste ano, teve como eixo central um curso para cerca de 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social, abrigadas em quatro centros especiais de acolhida, em São Paulo. A iniciativa busca o desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e incentivo ao empreendedorismo das participantes através de experiências culturais.

Último ato do projeto, o seminário com a participação da primeira dama de Itabira colocará em debate para o público em geral uma ideia de moda que é uma expressão estética cotidiana, mas que também transforma aspectos da sociedade como o trabalho, a valorização da criatividade, a diversidade de matrizes culturais e de corpos do país.

Raquell Guimarães tem histórico sólido na construção da moda com impacto sociocultural. Sua marca, a Doisélles, é desenvolvida a partir do trabalho de presidiários que aprenderam a arte do tricô e crochê com a própria estilista. As peças ganharam o mundo, com showrooms no exterior e grande aceitação no mercado.

“Por muitos anos a moda foi vista como uma fatia perversa do mercado de luxo, ligada a status, futilidade ou ostentação. Ainda há quem a veja e quem a use assim. Mas, na verdade, moda é um elemento cultural e que pode ser uma ferramenta social de transformação humana. Moda é design, semiótica, história e principalmente, política”, diz Raquell Guimarães, indicando sobre como será sua participação no seminário.

Além de Raquell, participam do primeiro dia de debate, denominado “Arte e Educação”, a designer e antropóloga Helena Kussik, o jovem estilista baiano Isaac Silva, o estilista e designer Jum Nakao e o professor especialista em história da arte Lorenzo Merlino. Já no dia 8, o encontro “Cultura e Empreendedorismo” conta com a participação da designer de moda Vívian Ramos, a especialista em negócios da moda e criadora do Concurso Internacional de Moda Inclusiva Daniela Auler, o estilista paulistano Emerson Brandão Figueiredo, a consultora e mentora sobre inclusão Maite Schneider e a designer de moda e consultora de imagem e estilo Michelle Simões.

Para se inscrever no concurso basta preencher o formulário disponível no link a seguir: https://bit.ly/3uWoXz0.