Divulgação/Vale

Instituto Vale oferece treinamento para formatação de projetos na LIC

Anúncios

Instituto Cultural Vale oferece treinamento para formatação de projetos e cadastro na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Treinamento online é gratuito e visa contribuir com a formação de produtores culturais e fomentar o setor.

O Instituto Cultural Vale lançará na próxima terça-feira, 15 de junho, a segunda edição de seu programa de formação online para apoiar produtores culturais na formatação de projetos e cadastro na Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Organizações tradicionais, associações ou produtoras de todo o Brasil poderão acessar o treinamento, que é gratuito e visa a estimular a produção cultural no país.

Serão realizadas aulas semanais, de 15 de junho a 15 de julho, ao vivo pelo YouTube do Instituto Cultural Vale. Ao final, haverá uma live para esclarecimento de dúvidas e aqueles que se inscreverem previamente no site do Instituto Cultural Vale receberão uma certificação. As aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente no canal do Instituto no YouTube.

Além disso, os participantes também terão a possibilidade de acessar o conteúdo do treinamento realizado em 2020, que consiste em cinco módulos com videoaulas gravadas e um manual, disponibilizados em institutoculturalvale.org As principais perguntas e respostas sobre a formatação e o cadastro dos projetos também serão disponibilizadas no site do Instituto Cultural Vale.

“O Instituto Cultural Vale busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas brasileiras, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Desenvolvemos a segunda edição do treinamento em formatação de projetos e cadastro na Lei Federal de Incentivo à Cultura levando em conta as necessidades e sugestões de produtores culturais de todo o Brasil. Esperamos que, com esta iniciativa, mais produtores culturais possam estruturar seus projetos, onde quer que estejam”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

Todo o conteúdo foi elaborado para apresentar, de maneira didática, como formatar e cadastrar o projeto, considerando as informações sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura e o sistema Salic, do Ministério do Turismo.

O conteúdo foi desenvolvido por Henilton Menezes, ex-Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura e autor do livro “A Lei Rouanet muito além dos (f)atos” (Editora Loyola, 2016), e Suellen Moreira, especialista em gerenciamento de projetos e consultora em elaboração e captação de recursos para projetos por meio de leis de incentivo.

Como se inscrever?

O treinamento em formatação de projetos e cadastro na Lei Federal de Incentivo à Cultura é gratuito. Para se inscrever, acesse institutoculturalvale.org, a partir de 10 de junho.

O que o treinamento oferece?

● Aulas ao vivo pelo YouTube do Instituto Cultural Vale, sendo uma por semana;
● Conteúdo gravado e disponibilizado no site:
Módulo 1Conceitos e Premissas da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Módulo 2O Sistema Salic e a Elaboração da Proposta Cultural
Módulo 3Planejamento Técnico do Projeto
Módulo 4Elaboração do Orçamento
Módulo 5: Gestão e Prestação de Contas
● Live para tirar dúvidas no YouTube do Instituto Cultural Vale
● Arquivo com as principais dúvidas dos participantes e respectivas respostas
● Certificado de conclusão para inscritos

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org