Prefeitura faz mobilização contra o trabalho infantil

Prefeitura de Itabira faz mobilização contra o trabalho infantil. Atividades acontecem na sexta-feira (11) por equipes da Secretaria de Assistência Social na região central do município. O Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado em 12 de junho.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil, a Prefeitura de Itabira promoverá na sexta-feira (11) uma campanha em alusão ao 12 de junho – Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. As atividades serão realizadas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) na região central do município.

Acom/PMI

Técnicos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), do Sistema Único de Assistência Social (Suas), conselheiros municipais e tutelares, grupo Conexão Jovem, além de servidores da SMAS distribuirão panfletos e explicações sobre o tema na praça Acrísio Alvarenga, das 8h às 10h, e no Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal), das 10h15 às 12h15. A mobilização contará também com a apresentação musical do adolescente multiplicador do Conexão Jovem, Otávio Augusto.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior, os locais escolhidos para a atividade foram aqueles em que ocorrem grande circulação de pessoas ou exista ocorrências de trabalho infantil. “A ideia é dialogar com a população sobre essa temática, ajudando cada um a refletir a respeito do assunto. Vamos orientar os pedestres sobre o que é considerado trabalho infantil e os vários motivos que temos para erradicá-lo”, disse Elson Júnior.

Para denunciar os casos de trabalho infantil em Itabira, a população deve procurar o Creas (3839-2537) ou o Conselho Tutelar (3839-2211). As denúncias são mantidas em sigilo.

Em tempo

O dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, foi instituído em 2002 – ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho -, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desde então a instituição convoca trabalhadores, empregadores e governos do mundo inteiro para se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o dia 12 de junho foi instituído pela lei nº 11.542/2007. Desde então, o país tem promovido o fortalecimento de uma agenda intersetorial de combate ao trabalho infantil, integrando ações das políticas públicas de Assistência Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Trabalho (fiscalização e aprendizagem).

Para as campanhas de conscientização, uma das orientações da OIT é destacar a importância da educação de qualidade como fator estratégico de combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Para isso, é preciso garantir que a educação formal de qualidade, aliada às ações de proteção social, contribuam de forma efetiva para a superação do ciclo intergeracional de pobreza.

Veja também

Prefeitura abre cadastro para lista de espera nos CMEI

Ouvidoria municipal tem mais de 90% de efetividade no atendimento