Leilão de carros e motos apreendidos em operações policiais

Estado faz leilão de carros e motos apreendidos em operações contra o tráfico. Vinte e três veículos estarão disponíveis para lances on-line na próxima quinta-feira (17/6).

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza, na próxima quinta-feira (17/6), o 4º leilão de 2021 com veículos apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas e outros crimes relacionados. O objetivo é trazer receita aos cofres públicos do Estado e reforçar a política de combate ao tráfico de drogas.

Nesta edição,  23 veículos serão leiloados, entre carros e motocicletas. Os lances já podem ser feitos pelo site: https://cutt.ly/cnYU3Qp 

Na página, interessados podem obter informações sobre os bens e avaliar as respectivas fotos. Para os que desejarem conhecer os itens pessoalmente, é necessário agendamento prévio. A visitação presencial será na quarta-feira (16/6), dia anterior ao leilão.

Como participar

Para participar é preciso realizar cadastro no site do leiloeiro público oficial com antecedência mínima de 48 horas. Em virtude da pandemia de covid-19, da mesma forma que os leilões anteriores, os arremates serão feitos apenas on-line. Todas as informações podem ser conferidas no edital disponível em: https://cutt.ly/0nYU6BM

Os itens considerados recuperáveis podem voltar à circulação e têm direito à documentação. Os arrematantes são isentos de multas, encargos e tributos anteriores à aquisição. 

Já os bens alienados como sucatas irrecuperáveis só podem ser adquiridos por empresas de desmonte ou reciclagem, devidamente credenciadas em órgãos de trânsito.

A iniciativa faz parte do projeto Esforço Concentrado para a Redução dos Bens aguardando Destinação, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Sejusp. 

Prevenção 

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, Andreza Gomes, responsável pelo gerenciamento dos leilões de bens do tráfico, explica que a realização desse tipo de ação é importante porque o Estado consegue transformar os bens apreendidos em recursos, que são repassados à União e, posteriormente, retornam ao Governo de Minas. “O dinheiro que temos arrecadado com os leilões é significativo para a manutenção de políticas de prevenção relacionadas ao tráfico de drogas e à criminalidade de um modo geral”, ressalta.

Em Minas, todos os recursos arrecadados serão aplicados, especialmente, em ações de redução de oferta e demanda de substâncias ilícitas, campanhas, estudos e capacitações relacionadas à temática das drogas. Também na própria gestão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e nas despesas decorrentes do cumprimento das atribuições da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.