Ao vivo – CPI abre sessão para ouvir Wilson Witzel, blindado por um HC

A CPI da Covid ouve, na manhã desta quarta-feira (16/06), o depoimento ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Ele chega à oitiva blindado por um habeas corpus que o permite optar por permanecer em silêncio e não responder aos questionamentos dos senadores.

Apesar de ter sido lhe dado o direito de não comparecer ao colegiado, Witzel demonstra disposição em cooperar com os trabalhos investigativos da comissão.

A ida do ex-magistrado faz parte da pressão de senadores governistas para que a CPI da Covid investigue, além do governo federal, supostas ingerências cometidas por estados e municípios no uso de recursos federais destinados ao combate da pandemia do novo coronavírus.PUBLICIDADE

Em comum acordo com a maioria do colegiado, a CPI definiu que serão convocados apenas os representantes de unidades da federação investigadas ou alvos de operações da Polícia Federal sobre o tema.

Antes de ir à CPI, o ex-governador assegurou que pretende conversar com o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), e repassar informações e pedidos de requerimentos e quebra de sigilos em relação ao processo de impeachment que sofreu. Ele está inelegível por cinco anos.