Colombo Portocarrero é homenageado pelos 100 anos de vida

Anúncios

A celebração aconteceu em frente à residência do médico que fez história em Itabira

O médico Colombo Portocarrero de Alvarenga recebeu homenagem da Prefeitura de Itabira nesta quinta-feira (17), em comemoração aos 100 anos de vida. A celebração, com o apoio de familiares e da Associação Médica de Itabira, foi promovida em frente a residência do centenário, com presença do prefeito Marco Antônio Lage, amigos do médico e representantes da Câmara Municipal de Itabira.

O prefeito Marco Antônio Lage entregou ao aniversariante uma placa comemorativa em homenagem ao centenário do médico. Emocionado, o prefeito ressaltou que estava ali expressando o sentimento de toda a comunidade. “Fico emocionado, pois Dr. Colombo foi médico da minha família, é uma referência em tudo que se propõe a fazer. Seja como médico, político, vizinho, cidadão. É um patrimônio humano da nossa comunidade. Muito bom vê-lo chegar aos 100 anos lúcido, com saúde, é realmente um imenso prazer”, enfatizou o prefeito, que, desde o início da gestão, instituiu o ano de 2021 como de comemoração ao centenário hoje celebrado.

Em nome da classe médica, Janice Bellavinha Thomazi, presidente da Associação Médica de Itabira, também parabenizou o colega de profissão pelo tempo dedicado à medicina e no atendimento à população. “Um grande exemplo para a comunidade médica e para toda a comunidade itabirana”, disse, antes de também repassar ao Dr. Colombo uma placa de homenagem.

Ao som de músicas simbólicas, integrantes das bandas Euterpe Itabirana e Santa Cecília marcaram o momento da celebração com alegria. As “Coroas Atletas de Vôlei”, time criado por Colombo no Clube Atlético Itabirano, cantaram em homenagem ao colega de esporte.

Dr. Colombo se emocionou várias vezes. A esposa, dona Eni, o acompanhou por toda a celebração. Ao agradecer a participação de amigos, familiares e autoridades, com a voz embargada disse: “Nunca pensei em chegar aos 100 anos e muito menos que receberia tamanha homenagem. Dessa forma posso esperar a comemoração dos meus 200 anos”, brincou.

História

Colombo Portocarrero de Alvarenga nasceu em Santa Maria de Itabira no dia 17 de junho de 1921, filho de Álvaro e Haydée Alvarenga. Fixou residência em Itabira aos cinco anos de idade. Formou-se em medicina em Belo Horizonte e retornou para Itabira, onde passou mais de 70 anos exercendo a profissão com carinho e dedicação aos seus pacientes. Foi vereador na década de 1950. É casado com Eni Figueiredo Alvarenga.

2021 Ano de centenário

O ano de 2021 foi instituído por um Projeto de Lei, da Prefeitura de Itabira, como o “Ano Municipal do Centenário do Doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e Dom Mário Teixeira Gurgel. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Itabira que entendeu a importância da iniciativa para homenagear duas personalidades que trabalharam em prol da comunidade e fizeram história em Itabira.