Acom/FCCDA

1ª edição do Flitabira tem vídeos de itabiranos falando de literatura

Anúncios

1ª edição do Festival Literário de Itabira (Flitabira) tem início com vídeos de itabiranos falando sobre literatura.

Acom/FCCDA

A 1ª edição do Festival Literário de Itabira (Flitabira), projeto literário on-line que exibirá vídeos de autores que participaram do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), começou nessa quinta-feira (17) entrando definitivamente no calendário de eventos da cidade.

Na 1ª edição do Flitabira o grande poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade será o homenageado. O evento se estenderá até o dia 31 de outubro.

Também serão realizadas ações sociais. A primeira será a doação de 500 livros para a biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Dentre os moradores e artistas de Itabira que terão vídeos transmitidos estão Altamir Barros, idealizador do Memorial Carlos Drummond de Andrade, que participou da criação do jornal O Cometa Itabirano; Thiago SKP, rapper; Gercimar Almeida, líder do movimento LGBTQIA%2b da cidade; e Juliana Alves, dona da livraria Clube da Leitura.

Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o Flitabira é uma ação continuada visando o fomento e a universalização da literatura na terra de Carlos Drummond de Andrade. “Esse evento busca dialogar com diversas outras ações culturais já realizadas em Itabira e além trazer essa noção de proximidade, cria um sentimento de pertencimento nos itabiranos. Até o mês de outubro teremos na cidade muitas outras ações culturais, a exemplo do Festival de Inverno, ao longo do mês de julho e a Semana Drummondiana, em outubro,” afirma.

No dia 10 de julho ocorrerá, também, a Ocupação Portinari-Drummond, na Praça do Areão, inspirada nos 23 painéis do pintor Candido Portinari que abordaram o clássico “Dom Quixote”, de Cervantes.

Os vídeos podem ser visualizados no youtube/flitabira