1ª edição do Flitabira tem vídeos de itabiranos falando de literatura

Acom/FCCDA

1ª edição do Festival Literário de Itabira (Flitabira) tem início com vídeos de itabiranos falando sobre literatura.

Acom/FCCDA

A 1ª edição do Festival Literário de Itabira (Flitabira), projeto literário on-line que exibirá vídeos de autores que participaram do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), começou nessa quinta-feira (17) entrando definitivamente no calendário de eventos da cidade.

Na 1ª edição do Flitabira o grande poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade será o homenageado. O evento se estenderá até o dia 31 de outubro.

Também serão realizadas ações sociais. A primeira será a doação de 500 livros para a biblioteca da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

Dentre os moradores e artistas de Itabira que terão vídeos transmitidos estão Altamir Barros, idealizador do Memorial Carlos Drummond de Andrade, que participou da criação do jornal O Cometa Itabirano; Thiago SKP, rapper; Gercimar Almeida, líder do movimento LGBTQIA%2b da cidade; e Juliana Alves, dona da livraria Clube da Leitura.

Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o Flitabira é uma ação continuada visando o fomento e a universalização da literatura na terra de Carlos Drummond de Andrade. “Esse evento busca dialogar com diversas outras ações culturais já realizadas em Itabira e além trazer essa noção de proximidade, cria um sentimento de pertencimento nos itabiranos. Até o mês de outubro teremos na cidade muitas outras ações culturais, a exemplo do Festival de Inverno, ao longo do mês de julho e a Semana Drummondiana, em outubro,” afirma.

No dia 10 de julho ocorrerá, também, a Ocupação Portinari-Drummond, na Praça do Areão, inspirada nos 23 painéis do pintor Candido Portinari que abordaram o clássico “Dom Quixote”, de Cervantes.

Os vídeos podem ser visualizados no youtube/flitabira