Farmacêutico, Pastor e Empresária serão homenageados em Monlevade

Farmacêutico, Pastor e Empresária serão homenageados pela Câmara de João Monlevade

Acom/CMJM

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade dessa quarta-feira, 15, os vereadores aprovaram dois Projetos de Resolução e uma Moção de Aplausos que concede homenagens ao farmacêutico Fabrício Carneiro de Oliveira, Pastor Wellington de Paiva Medeiros e a empresária Ester Sanches-Naek.

Em primeiro turno, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Resolução 428/2021, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB), que concede o Título de Filho Ilustre de João Monlevade à Fabrício Carneiro de Oliveira. Ele é formado em Farmácia pela UFMG e especialista em Vigilância Sanitária. Desde 2005, reside em Brasília, após ser aprovado no concurso público da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Atualmente, Fabrício é coordenador na COINS – Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Insumos e Medicamentos Biológicos. Ele também atuou como inspetor na equipe que avaliou as fábricas que produzem as vacinas contra o coronavírus.

O vereador Gustavo Prandini destacou o trabalho do homenageado. “Fabrício tem desempenhado um papel de fundamental importância para salvar milhares de vidas. Esta homenagem é em reconhecimento do povo monlevadense, pelos relevantes serviços prestados por ele ao nosso país na área de saúde pública”, disse.

Também aprovado em turno único, por unanimidade, o Projeto de Resolução 429/2021 de iniciativa do vereador Bruno Cabeção (Avante). A matéria concede o Título de Cidadão Honorário do Município ao Pastor Wellington de Paiva Medeiros. Em 2015, o Pastor Wellington fundou, no bairro Loanda, a Casa de Recuperação Peniel, juntamente com o Vice-Presidente Pastor Jean Marcell.

O local tem como objetivo principal a reabilitação de pessoas com dependência química, além de promover a orientação, tanto ao interno quanto a família, objetivando a reintegração social. A clínica é uma instituição sem fins lucrativos e já atendeu mais de 500 internos.

Bruno Cabeção agradeceu os vereadores pela aprovação da matéria. Ele destacou que a homenagem é justa pelo importante trabalho que o Pastor desenvolve na cidade. “Pastor Wellington desenvolve um trabalho, tanto espiritual quanto social, e por este motivo eu o escolhi para homenagear. É um reconhecimento pelo bem que ele faz ao próximo”, falou.

Os parlamentares também aprovaram a Moção de Aplausos nº 77, à empresária Ester Sanches-Naek. A iniciativa é do vereador Leles Pontes (Republicanos). Segundo Leles, a homenagem é pelos grandes trabalhos voluntários desenvolvidos por Ester em nossa região e em diversas outras cidades do Brasil, contribuindo no desenvolvimento do município e enaltecendo internacionalmente o nome de João Monlevade.

Aprovações

Em redação final foi aprovado o Projeto de lei 1.193/2021, de iniciativa do vereador Fernando Linhares (DEM), que reconhece o wheeling e demais manobras de motocicletas como prática esportiva no Município de João Monlevade.

Em primeiro turno foi aprovado o Projeto de lei 1.194/2021, de iniciativa do Executivo, que disciplina as atribuições do Conselho Municipal de Saúde do município e dá outras providências. A Comissão de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente havia apresentado parecer contrário, porém, durante a votação, os membros da Comissão informaram que o parecer seria favorável. De acordo com Revetrie Teixeira (MDB), membro da Comissão, na última segunda-feira, eles se reuniram com a presidência interina do Conselho que esclareceu as dúvidas sobre a matéria.

Em turno único e redação final foi aprovado o Projeto de Lei 1.183/2021 de iniciativa do Executivo. A matéria dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2022, e dá outras providências. O projeto contém duas emendas apresentada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação e Comissão de Finanças e Orçamento.

Também foi aprovado o anteprojeto 10/2021, de iniciativa do vereador Fernando Linhares, que autoriza o Poder Executivo a adquirir e distribuir gás em botijão – GLP (gás liquefeito de petróleo) ou disponibilizar vale gás às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

Tribuna Popular

Durante a reunião, a Presidente do Sintramon, Isaura Tereza Bicalho, fez uso da Tribuna Popular. Ela falou da PEC 32/2020, que está em tramitação no Senado Federal. A matéria trata da Reforma Administrativa.

O Presidente do Movimento de Moradia Popular de João Monlevade, José Lino Tavares, também fez uso da Tribuna. Ele falou sobre a entrega da primeira remessa de escrituras públicas feita pela Prefeitura e sobre os desafios do Movimento para a Moradia Popular no município.