Prefeitura de Itabira é aprovada por 63% dos moradores, segundo pesquisa

Levantamento feito pela Quaest Consultoria e Pesquisa aponta que a Prefeitura de Itabira, na região Central, é aprovada por 63% da população.

Quase dois terços dos entrevistados consideram a gestão do prefeito Marco Antonio Lage (PSB) positiva, enquanto 28% desaprovam a atual administração – 9% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi feita com 600 entrevistados entre os dias 17 e 21 de julho e coletou os dados de forma presencial por meio de questionários. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos considerando os resultados obtidos para o total da amostra. O intervalo de confiança é de 95%, ou seja, há probabilidade de 95% de os resultados do levantamento retratarem o momento atual, considerando a margem de erro.

Saúde e Educação

Em relação às áreas da gestão municipal, 28% dos entrevistados apontaram os serviços de saúde como ótimos e 39% como bons. Para 23%, o serviço municipal da saúde é regular, 5% responderam que é ruim e outros 5%, péssimo.

O serviço de saúde é mais bem avaliado pelas pessoas que já precisaram de algum atendimento na rede pública municipal de Itabira. Entre os usuários, 35% consideram o serviço ótimo e 36% consideram o serviço bom – uma avaliação positiva de 71%. Outros 20% consideram o atendimento na saúde regular. Na avaliação negativa de quem já precisou de atendimento, 4% consideram o serviço ruim e 5% afirmaram que o atendimento foi péssimo.

Já entre os não usuários do sistema, 18% consideraram ótimo; 44%, bom; 26%, regular; 6% regular; 5% péssimo.

Na educação, 24% dos entrevistados afirmaram que o serviço público da cidade é ótimo e 35% consideraram que a gestão do ensino é boa. Outros 21% responderam que é regular, 4% falaram que é ruim e 7%, péssimo.

No setor da educação, a avaliação também é mais positiva entre as pessoas que usam o sistema de ensino municipal: 27% consideram o serviço ótimo; 41%, bom; 15%, regular; 4% ruim; e 9%, péssimo. Já entre os não usuários dos serviços de ensino, 23% responderam que o serviço é ótimo; 33%, bom; 23%, regular; 4%, ruim; e 7% péssimo.

O prefeito Marco Antonio comemorou o resultado de sua aprovação em suas redes sociais. “A pesquisa segue na mesma toada da primeira que fizemos, bem no início da gestão. Mostra que a população de Itabira tem assimilado o modelo de governança que está sendo colocado em prática. Fruto de um trabalho sério e de muita devoção de toda equipe da prefeitura”, escreveu.

Fonte – O TEMPO