Abertas inscrições para o Parlamento Jovem de Minas 2022

Abertas inscrições para o Parlamento Jovem de Minas 2022. Adesão vale para as câmaras municipais ingressantes; as que já participam desta edição estão automaticamente inscritas.

Projeto de educação para a cidadania é realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais – Arquivo ALMG – Foto: Guilherme Bergamini

Estão abertas, ate o próximo dia 30 de setembro, as inscrições para o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022. O projeto de educação para a cidadania, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais, é voltado para estudantes do ensino médio.

O processo de adesão vale para as câmaras municipais ingressantes. As que já participam da edição 2020/2021 estão automaticamente inscritas no próximo ano de atividades.

No ato da inscrição, é obrigatória a indicação da câmara municipal, inclusive com o CNPJ. Cada casa legislativa poderá inscrever até três pessoas, preenchendo-se no formulário as informações de cada inscrito.

Os dados institucionais em cada um desses preenchimentos devem ser os mesmos para cada pessoa inscrita, que pode ser vereador ou servidor da câmara.

Após finalizado o período de inscrições, a coordenação estadual do PJ Minas manterá contato com os inscritos, para a confirmação dos dados.

Nesse contato, haverá o repasse de informações sobre a participação no curso destinado aos representantes das câmaras ingressantes, além da participação no Curso de Formação dos Coordenadores Municipais. Essas duas atividades deverão ser remotas e acontecerão até o início do mês de dezembro deste ano.

Encerrado prazo para envio de sugestões de temas

Foi encerrado, na última quinta-feira (26/8), o prazo para que as coordenações regionais do projeto enviassem à coordenação estadual sugestões para o tema a ser debatido na edição de 2022 do projeto.

Os jovens tiveram que pensar sobre temas de relevância social, que tenham impacto nas realidades locais, e discutir sobre o assunto em cada município. Também foram considerados critérios como viabilidade e originalidade.

As propostas escolhidas nessa primeira etapa foram submetidas às coordenações regionais que definiram, por meio de critérios que estabeleceram, os temas vencedores em cada polo.

Agora as propostas estão sendo submetidas à coordenação estadual, que fará a compilação técnica das sugestões e selecionará três temas para a votação final, no dia 30 de setembro, em eleição remota.

Segundo o coordenador estadual do PJ Minas, Ricardo Moreira, da Escola do Legislativo da ALMG, foram recebidas 17 sugestões, uma de cada polo regional, e já foi realizada a reunião da coordenação estadual para consolidar as propostas recebidas e definir as três que serão submetidas à escolha dos jovens.

Ainda de acordo com ele, até o próximo dia 14, essas três sugestões, bem como as possibilidades de abordagem, serão devolvidas para todos os polos. “Assim os coordenadores poderão discutir e preparar os jovens para a votação no dia 30”, explicou