Encontro discute sobre o primeiro emprego de jovens no mercado de trabalho em Itabira

Encontro discute relação do jovem itabirano no mercado de trabalho; entidades preparam diagnóstico da situação. O evento foi idealizado pelo presidente da Câmara, Weverton Vetão, reunião contou com a participação de quase 10 entidades. 

A Câmara Municipal de Itabira realizou nesta quinta-feira (16) um encontro para discutir o primeiro emprego e capacitação de jovens. Idealizado pelo presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), a reunião contou com a participação de diversas entidades e representantes do Poder Executivo. Os participantes entenderam que é preciso fazer o diagnóstico para levantar as principais demandas relacionadas aos jovens no mercado de trabalho. Dessa forma, o grupo terá uma visão mais clara do cenário atual, que permitirá uma tomada de decisão mais fundamentada e precisa.

“Demos um passo muito importante na luta pelo primeiro emprego e capacitação dos nossos jovens. Criamos o grupo de estudo que será permanente e se encontrará mensalmente para debater propostas e ações”, ponderou o presidente da Câmara.

Participaram do encontro os secretários municipais de Governo; Geraldo Magela Pena Torres, e de Ação Social, Elson Alípio Júnior; o vereador Sebastião Ferreira Leite “Tãozinho” (Patriota); o assessor do vereador Bernardo de Souza Rosa (Avante), Aloysio de Oliveira; a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Cássia Menezes; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL), Maurício Martins; o analista de Relacionamento Institucional da Vale, Luiz Augusto Moisés Magalhães; a diretora do Senac em Itabira, Miriam Martins dos Santos Soares; Fabiano Penido, representando a Funcesi; o diretor do Senai, Ricardo Azalim; Heldemar Silva, representando o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec); e Clécio Lopes, representando a Universidade Estácio de Sá.

“Foi um dia histórico para nosso município. Saímos da mobilização, conscientização, para efetivamente discutir ações e políticas públicas para a capacitação e oferta do primeiro emprego aos jovens. A presença de todas essas instituições fortalecem esse movimento. Não ficaremos apenas nas falas. Teremos um grupo de estudo e no próximo encontro teremos propostas a serem discutidas. E o mais importante: saímos com a convicção que é necessário um diagnóstico quantitativo e preciso da situação desses jovens, queremos saber quantos estão desempregados, quantos já trabalharam, quantos estão no mercado de trabalho. Isso tudo nos dará o norte para a tomada de decisões”, destacou Weverton Vetão.

Todos os participantes puderam contribuir com ideias para que Itabira se torne referência em oportunidade do primeiro emprego para jovens. A próxima reunião do grupo acontece no próximo dia 27, às 18h, no plenário da Câmara Municipal. A partir daí, as reuniões do grupo devem passar a ser mensais. Novos parceiros também devem ser convidados a integrar o grupo.