Sábado (18) teve eleição do Conselho Municipal de Cultura

Eleição do Conselho Municipal de Cultura aconteceu no sábado (18) com a participação histórica da sociedade civil.

Aconteceu na tarde de sábado (18) a eleição dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Itabira no biênio 2021/2023. A votação ocorreu na sede da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e foi coordenada por uma comissão eleitoral.

Acom/FCCDA

Com a participação de mais de setenta eleitores, a assembleia contou com a maior participação da sociedade civil na história da existência do conselho.

Foram eleitos candidatos representantes das áreas: cultura popular; artesanato; literatura, livro e leitura; música; artes cênicas; empresas e produtores culturais; e cultura afro-brasileira.

Foi eleito como membro titular o candidato mais votado em cada área cultural de representação. O mandato dos membros terá a duração de dois anos e não haverá remuneração.

De acordo com o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, a composição do Conselho Municipal de Política Cultural é uma das diretrizes da atual gestão e comprova o empenho por novos rumos para a cultura local. “O conselho, em parceria com a Fundação, fará o mapeamento e a elaboração das políticas públicas culturais, por intermédio de um planejamento estratégico. É gratificante ver o cidadão itabirano comparecendo em massa, fazendo uma eleição grandiosa”, afirma.

Confira a lista completa de membros do CMPC eleitos: https://cutt.ly/zEdHEiC .

Sobre o Conselho Municipal de Cultura

Composto por representantes do poder público e da sociedade civil, o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Itabira é um órgão normativo e consultivo.

Dentre suas competências estão a formulação, o acompanhamento e a análise da política de desenvolvimento cultural da cidade, devendo seguir as diretrizes estabelecidas pelas conferências municipal, estadual e nacional de cultura. Também é responsável por fiscalizar ações de cultura, emitir e analisar pareceres sobre questões ligadas à área e colaborar na articulação das iniciativas entre organismos públicos e privados.

Mais detalhes em: https://fccda.com.br

Facebook: www.facebook.com/fccda

Instagram: www.instagram.com/fccda