Sempre Um Papo Itabira recebe Conceição Evaristo

Sempre Um Papo Itabira recebe Conceição Evaristo

Crédito: Aline Macedo

O Sempre Um Papo Itabira segue com sua programação de 2021 recebendo, no dia 27 de setembro, segunda-feira, às 19h, a escritora Conceição Evaristo. Ela, que é uma das mais influentes autoras do movimento pós-modernista no Brasil, vai conversar com o jornalista Afonso Borges sobre o tema “Literatura e Arte: o Amor Pelos Livros”. A transmissão do bate-papo acontecerá pelo YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo, com acesso gratuito e tradução simultânea em Libras.

O Sempre Um Papo Itabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. 

A importância do acesso à arte e à literatura é um assunto que Conceição Evaristo conhece bem. Ela começou a escrever ainda jovem, mas foi só aos 44 anos, em 1990, que teve a oportunidade de fazer sua primeira publicação, na série “Cadernos Negros”, do grupo Quilombhoje. Após ter vencido importantes prêmios nacionais e internacionais por sua obra, conceição Evaristo usa sua voz para incentivar o amor à literatura e promover amplo acesso aos livros. Segundo ela, o bate-papo “é uma oportunidade de discorrer como o livro, a leitura precisam ser democratizados”.

A conversa abordará também a obra do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade. A autora contará, por exemplo, como conheceu e se encantou com a poesia dele, além das influências que Drummond teve em sua escrita e formação.

Conceição Evaristo é escritora, ficcionista e ensaísta nascida em Belo Horizonte. É mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui sete livros publicados, entre eles, o vencedor do Jabuti, em 2015, pelo livro de contos Olhos D’água. Cinco de seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol e árabe. Em 2018, recebeu o Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; o Prêmio Nicolás Guillén de Literatura, pela Caribbean Philosophical Association; o Prêmio Mestra das Periferias, pelo Instituto Maria e João Aleixo. 

Sempre um Papo – 35 anos

Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o “Sempre Um Papo” é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do País. Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados da Federação, além do Distrito Federal, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. O projeto realiza encontros entre grandes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Durante a pandemia, os encontros ocorrem em formato virtual. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas. Com o tempo, vieram outros projetos e iniciativas que visam o incentivo à leitura, incluindo o Fliaraxá – Festival Literário de Araxá, que chega à décima edição em 2021 e o Flitabira – Festival Literário de Itabira, que tem sua primeira edição neste ano, de 27 a 31 de outubro. 

Sempre Um Papo Itabira com Conceição Evaristo

Dia 27 de setembro, segunda-feira, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo