O nome do jovem Martinho Francisco Alvarenga de Oliveira Júnior, filho do Grão Mestre de Taekwondo, Martinho Francisco dará nome a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes de Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Nossa Senhora das Dores. Esta justa homenagem se dá pelo fato do jovem ser o primeiro doador de órgão realizado no HNSD.
Para tanto na sexta-feira (01/10) foi realizada na Catedral Diocesana de Itabira, a Celebração do Lançamento do Nome da Comissão CIHDOTT, que foi celebrada por Padre Márcio e pelo Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo da Diocese Itabira/Fabriciano e Presidente – Irmandade Nossa Senhora das Dores. Estavam presentes o Provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, diretores da irmandade, representantes do ROTARY Club de Itabira Estrada Real, familiares do jovem Martinho Junior e demais fiéis.
Após a celebração religiosa aconteceu o momento especial de homenagem ao jovem através de seus familiares presentes.
Aos pais do Martinho Júnior foi entregue uma placa onde estava escrito:
Homenagem, “Doação de órgãos é um ato de amor”.
“A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes de Tecidos, denominada Martinho Francisco Alvarenga de Oliveira Júnior (CIHDOTT), enaltece a primeira doação de órgãos e agradece a família por atender o desejo do visionário jovem em SALVAR VIDAS. Em virtude deste gesto, o HNSD elegeu o nome do jovem para intitular esta Comissão. Dr. Marcos de Paula Vale, presidente da CIHDOTT; Márcio Antônio Labruna, Provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores; Dom Marco Aurélio Gubiotti, Presidente – Irmandade Nossa Senhora das Dores. Itabira, outubro de 2021, apoio do Rotary Club de Itabira Estrada Real, presidente Elânia Lemos gestão (2021/2022) e Hospital Nossa Senhora das Dores.”
Em seguida com a voz embargada pela emoção, o Professor Martinho Francisco usou o microfone para agradecer a justa homenagem feita ao seu filho.
Logo após o Provedor do HNSD e a diretoria apresentaram ao público presente uma placa de tamanho maior e com os mesmo dizeres que será afixada em local de destaque nas dependências do HNSD para que todos possam ver este gesto nobre principalmente dos familiares que autorizaram a doação de todos os órgãos do jovem com a certeza de salvar outras vidas, e como incentivo para que outras famílias possam fazer o mesmo, afinal somente a família pode fazer a doação após a constatação da morte.
Entenda o caso:
Em 5 de junho de 2020 o jovem, Martinho Francisco Alvarenga de Oliveira Júnior teve morte cerebral. O jovem tinha sido socorrido pelo SAMU, onde permaneceu por cerca de três dias naquela unidade hospitalar chegando a ser levado para UTI. Após a constatação da morte os familiares compareceram ao HNSD e permitiram de imediato a doação de todos os órgãos.
Na segunda-feira, dia 8/06/2020 o helicóptero do Corpo de Bombeiros realizou um pouso no Campo do Ivipa, trazendo a equipe do MG transplantes de Belo Horizonte, que junto da equipe médica anestesiologista do HNSD, sendo realizado assim o primeiro procedimento de retirada de órgãos pela a equipe do MG Transplantes nas dependências do HNSD em Itabira.
Na época dos fatos o diretor administrativo do hospital Alexandre Coelho, explicou para reportagem que o procedimento de constatação de morte cerebral do paciente pelo corpo clínico, foi que o jovem teve uma crise asmática aguda que resultou numa parada cardiorrespiratória.
Santa Missa – 19h Sexta-feira – 01/10:
Mais fotos: