Desvios de recursos de santas casas serão tema de audiência

Desvios de recursos de santas casas serão tema de audiência. Autoridades são esperadas para debater prática que pode inviabilizar funcionamento adequado de hospitais filantrópicos.

Os hospitais filantrópicos dependem de verbas federais e estaduais para prestar seus serviços à população mais pobre – Foto: Willian Dias

A prática de retenção ou utilização indevida de recursos destinados às santas casas e hospitais filantrópicos será tema de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (24/11/21). A reunião, solicitada pelo deputado Arnaldo Silva (DEM), será às 14h30, no Auditório.

De acordo com o autor do requerimento para a realização da audiência, as santas casas e hospitais filantrópicos, por disporem de orçamento restrito, dependem de repasses de recursos federais e estaduais para manutenção de suas atividades.

A retenção ou utilização indevida desses recursos por parte dos Estados ou municípios é, segundo o deputado, prática comum que prejudica e, muitas vezes, impede que tais instituições exerçam adequadamente suas atividades. “Isso traz impactos diretos para a vida dos destinatários dos seus serviços”, critica Arnaldo Silva

Foram convidados a participar da audiência pública, entre outras autoridades, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Eduardo Luiz da Silva; e a presidenta da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, Kátia Regina de Oliveira Rocha. São esperados, ainda, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas.