Como sempre temos acompanhado e noticiado com exclusividade, uma vez a cada mês, ‘sempre no dia 4’, são realizados os testes nas sirenes instaladas entre as barragens da Vale e as residências na cidade de Itabira (MG).
O evento é organizado e gerido pela mineradora Vale, sempre às 10h, onde é verificado o funcionamento dos equipamentos instalados nas torres distribuída em pontos estratégicos pela cidade. Neste caso em especial como é uma teste, ao ouvir a sirene a população não precisa alterar a rotina de atividades, nem se deslocar para os pontos de encontro espalhados nos bairros e localidades rurais dentro do município.
Como ocorreu em datas anteriores, hoje (4) o som da sirene tocou uma musica instrumental, por cerca de 5 minutos, na sequência foi emitido uma mensagem de aviso reforçando que se tratava de teste. Pouco depois surge uma voz dizendo “teste de sirene concluído, em caso de duvida entrar em contato com a Defesa Civil local”. Sendo repetido por duas vezes. Toda esta atividade é preventiva e faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).
Em tempo:
“Essa é uma situação que a Agência Nacional de Mineração (ANM) prevê nos protocolos de funcionamento das barragens, exigindo que o empreendedor faça teste audível do toque da sirene uma vez por mês”.
De acordo com as informações, outros testes interno e silenciosos, são realizados pela mineradora nos fins de semana para verificar se os equipamentos estão respondendo corretamente.
Um representante da Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), sempre acompanha o teste na sala de comando do PAEBM e manterá plantão para atender solicitações e esclarecer dúvidas durante a atividade.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também sempre comunica as equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), hospitais e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), caso seja necessário algum atendimento médico.