Curso de Cuidador de Idosos começa com grande expectativa de coordenadores e alunos
A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou na noite de segunda, 14, o curso de Cuidador de Idosos na Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos.
A diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unidade de Itabira, Miriam Martins dos Santos Soares explicou que há dois anos tem desenvolvido cursos voltados à área de saúde e São Gonçalo é pioneira ao oferecer o curso entre as 24 unidades da escola. É a primeira cidade a oportunizar este curso com duração de dois meses. “Para o Senac estar em São Gonçalo é gratificante, porque percebe-se que a cidade está crescendo nas áreas de saúde e educação. O Senac estar aqui para agregar valores é um aprendizado mútuo”, frisou.
A aluna Thaís de Paula Batista está ciente da rotina de cuidar de pessoas da “melhor idade”, pois atua com três idosos há algum tempo e vibra com a oportunidade de aprender mais. “Esse curso veio em um momento muito apropriado. Observo uma grande carência no acolhimento aos idosos e não vejo pessoas capacitadas para isso. É o momento oportuno e quero agarrar essa oportunidade”, ressaltou.
E o aluno, Geraldo Afonso da Cruz tem boas expectativas com relação ao curso. Seu maior objetivo é aprender a ajudar e agregar tudo a sua experiência de vida. “Não é só para ganhar dinheiro, é para ajudar um parente ou um vizinho que esteja necessitando ou uma pessoa no hospital. Um curso como esse é muito bom para a sociedade. Sinto muita vontade de ajudar e será um aprendizado para a vida”, frisou.
A proposta do curso pela atual gestão surgiu desde as visitas as comunidades durante a campanha do prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho). “Em nossas andanças me deparei com idosos acamados em muitas residências e pensei na população da cidade nessa faixa etária que tende a crescer. Todos nós, se for da vontade de Deus, teremos o privilégio de envelhecer e que seja com qualidade de vida”, explicou.
Veja também