DNIT e Gestora Ambiental retomam ações socioambientais em escolas

DNIT e Gestora Ambiental da BR-381 retomam ações socioambientais em escolas de MG

Fotos: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o consórcio Skill-MPB Engenharia, gestora ambiental nas obras de duplicação da BR-381/MG, vêm retomando neste mês de março, as atividades presenciais e interações diretas com alunos de escolas públicas mineiras. As ações executadas pelo Programa de Educação Ambiental são retomadas gradativamente depois de dois anos de limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

A equipe do PEA realizou oficinas de Educação Ambiental e fez parte de parcerias em ações para celebrar o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, interagindo através de atividades nas escolas durante toda a semana. DNIT e Gestora Ambiental realizaram distribuição de material impresso em locais públicos de grande circulação de pessoas, distribuição de copos de água, para sensibilizar sobre o uso consciente e descarte de resíduos, mostra de vídeos temáticos para alunos das séries iniciais, participação em atividades conjuntas com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e intervenção artística em Nova União.

As interações diretas em escolas começaram em dezembro passado, em Nova Aparecida, no formato de teste para avaliar as condições de retorno para o ano letivo de 2022. “Tivemos um retorno positivo, tanto nas condições de interação dentro das salas de aulas quanto no retorno de conteúdo repassado para os alunos. Isso nos deu certezas para seguirmos com as oficinas nas escolas neste ano”, afirma a educadora ambiental da Gestora Ambiental, Daniela Gonçalves.

Para as escolas durante a pandemia, o DNIT e a Gestora Ambiental criaram produtos de mídia, como o lançamento de revistinha de atividades online, disponibilização de material consultivo sobre Educação Ambiental para professores e material informativo online. A disponibilidade de todos os materiais é feita via links disponíveis no site 381mg.com.br, uma das principais ferramentas para interação. Essa prática deve acompanhar as atividades do PEA mesmo depois das restrições.

Já nas frentes de trabalho, as ações do Programa de Educação Ambiental continuaram durante o período mais crítico da pandemia. As palestras com plateia, em locais fechados, foram substituídas pelos Diálogos Diretos de Segurança (DDS), com foco em públicos menores ou individualmente, em conversa direta com cada trabalhador. Os DDS continuam e são realizados num formato mais dinâmico e direto com os trabalhadores. Essa é uma forma de interação mais rápida e tenta abordar um assunto específico e direto com os trabalhadores. Em tempos de pandemia, esse método de interação empregado garante o distanciamento social.