Novo Plano Diretor de São Gonçalo é apresentado na Câmara

Terceira audiência apresentou pontos principais do Plano Diretor com estratégias para desenvolvimento. Foto - Jhonne Stalen/Acom/PMSGRA

Novo Plano Diretor de São Gonçalo é apresentado na Câmara. Projeto de Lei para o desenvolvimento organizado da cidade segue para análise e votação dos vereadores.

Terceira audiência apresentou pontos principais do Plano Diretor com estratégias para desenvolvimento. Foto – Jhonne Stalen/Acom/PMSGRA

Direcionar São Gonçalo do Rio Abaixo rumo à sustentabilidade com diversidade econômica, baseada nas diretrizes ambiental, educacional, cultural, saúde e social; são as metas do Plano Diretor. A Lei, criada no município em 2006, passou por minuciosa revisão cuja última etapa foi apresentada à comunidade em uma terceira audiência pública. O Plenário do Legislativo foi o palco da apresentação dos estudos do Instituto de Geociências e Tecnologia (Igthec/UFMG), no último dia 20.

Em sua fala, o prefeito municipal, Raimundo Nonato de Barcelos ressaltou que o Plano é um projeto do povo são-gonçalense, que através dos diálogos das oficinas e redes sociais opinaram na elaboração desse instrumento estratégico da política de desenvolvimento urbano. Afirmou também que este é o caminho seguro para garantir os avanços da cidade com segurança jurídica para os poderes Executivo e Legislativo. Ele esclareceu que o objetivo da gestão é preparar a cidade para os próximos dez anos como município minerador.

O presidente da Câmara, Diego José Ribeiro destacou em seu discurso a satisfação do Legislativo em participar ativamente de um momento tão importante para o município, possível somente pela dedicação dos profissionais envolvidos e do diálogo com toda a população. Para ele, a revisão é um marco da administração para o povo são-gonçalense, a fim de assegurar o bem estar de todos os habitantes.

Em quase duas horas de audiência, os integrantes do Igthec, doutores/professores Bráulio Magalhães e Alfio Conti explanaram sobre as conclusões dos estudos, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, os quais se estenderam por todo o ano passado. Eles apresentaram os principais tópicos do documento de mais de 120 páginas com diretrizes e propostas de planejamentos setoriais para os próximos anos.  Entre as minutas destacam-se o ordenamento do território urbano e rural, gestão do Plano e ocupação e uso do solo e suas etapas.

O momento histórico para a cidade contou com a presença da população, vereadores, secretários e visitantes de municípios vizinhos que já têm São Gonçalo como exemplo de planejamento.

O texto do Plano Diretor estará disponível no site da prefeitura www.saogoncalo.mg.gov.br para ser apreciado em detalhes pelos interessados.

Veja também

Concurso de Marcha da Cavalgada de São Gonçalo terá mais de R$41 mil em prêmios

Lembranças de Padre João abrem comemorações dos 60 anos de São Gonçalo