Polícia recupera carga de implemento e maquinário agrícola

Anúncios

Equipes policiais recuperam carga de implemento e maquinário agrícola

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCESP) e da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, localizou e recuperou na cidade de Limeira, interior paulista, parte de uma carga de implemento e maquinário agrícola, avaliados em R$ 335 mil, adquiridos de uma empresa em Três Pontas, Sul de Minas, de forma fraudulenta. O caminhão contendo o material foi interceptado em um posto de combustíveis. Dois ocupantes do veículo foram presos.

Investigações da polícia mineira apontam que os suspeitos fizeram contato com a empresa vítima, selecionaram diversas peças e produtos, a empresa então emitiu a ordem de pagamento por meio de links (boletos) e os investigados efetuaram o pagamento com cartões de crédito criados com dados de vítimas aleatórias. Assim, a mercadoria foi faturada e disponibilizada para a retirada.

Conforme apurado, os suspeitos fizeram quatro retiradas, sempre com a contratação de transportadoras e guincheiros da região, que faziam o encaminhamento dos produtos até certo ponto e, para dificultar a investigação, transferiam a carga para outros caminhões. Na última retirada, realizada no dia 5 deste mês, já com a suspeita de fraude, a carga foi monitorada pela equipe da Delegacia de Polícia em Três Pontas.

“Não há dúvida de que estamos diante de uma organização criminosa e de algo que tem sido crescente, que é o crime em ambiente virtual, com a utilização de dados de pessoas aleatórias para a confecção de cartões de crédito para compras em lojas e sites”, pontua o delegado da PCMG Gustavo Gomes, que coordena as investigações.

Percurso da carga

O material saiu de Três Pontas, permaneceu em Santo André, cidade paulista, por uma noite, sendo posteriormente descarregado em uma transportadora em Embu das Artes, também em São Paulo. No dia 7, a carga foi colocada em outro caminhão, no qual ficou até dia 10, e depois foi levada para a região do Campo Limpo, ainda no interior daquele estado.

Na manhã da última terça-feira (10/5), com o apoio da PCESP, a equipe da Delegacia em Três Pontas cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços onde as cargas poderiam estar. Nessas buscas, o carregamento não foi encontrado. No entanto, a investigação avançou e, na noite do mesmo dia, com a colaboração da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, o caminhão foi interceptado no município de Limeira.

Fotos: Divulgação/PCMG-AL

No veículo estava não só a carga referente à última retirada, mas quase todos os produtos comprados de forma fraudulenta, o que possibilitará o ressarcimento às vítimas. As investigações prosseguem na Delegacia de Polícia em Três Pontas para a identificação de demais integrantes da organização criminosa, especializada na aquisição de implementos agrícolas com cartões fraudulentos.

Operação Chargeback

Chargeback, nome dado à operação policial, consiste em uma ferramenta utilizada no sistema financeiro quando o titular do cartão contesta alguma cobrança e solicita a devolução do valor. A tradução mais próxima de chargeback para o português seria reversão de pagamentos.

Veja também

Detran implanta protocolo digital para solicitar serviços de habilitação