Polícia Civil faz operação contra grupo especializado em furtos e roubos de cabos em Itabira

Prejuízo chega a R$ 50 milhões

Ação conta com o apoio de 80 policiais civis, além de um helicóptero.

A Polícia Civil está em Itabira, na Região Central de Minas, na manhã desta quarta-feira (8) para cumprir 18 mandados de prisão e mais 28 de busca e apreensão. A operação Anatólia quer desarticular uma organização criminosa especializada em furtos e roubos de cabos e outros materiais metálicos da Vale.

Foto polícia Civil

Segundo o Delegado Helton Cota, a organização criminosa é articulada e se divide em quatro grupos. Os que furtam sem grave ameaça ou violência durante o período noturno; os que roubam mediante grave ameaça, violência e utilização de arma de fogo; o terceiro grupo é formado por funcionários de empresas terceirizadas que repassam informações aos dois primeiros grupos; e por último o grupo dos receptadores formados por donos de ferros-velhos.

Todos os alvos foram interceptados, nós temos um vasto conjunto de elementos probatórios demonstrando que todos têm ciência da origem ilícita desse material”, disse delegado.

De acordo com as investigações, iniciadas em 2021, já foram apreendidos cerca de 500 quilos do material subtraído. O prejuízo gerado foi de R$ 50 milhões. “Quando um indivíduo furta esses fios de cobre, toda operação da empresa paralisa. Por isso, vêm esses prejuízos milionários”, completou.

A operação conta com o apoio de 80 policiais civis, além de um helicóptero.

A polícia ainda não divulgou o balanço final da operação, mas 14 pessoas já foram presas.