Vale participa de evento sobre soluções inovadoras para a mineração

Vale participa de evento sobre desafios e soluções inovadoras para uma mineração mais segura e sustentável

Evento será conduzido pelo Mining Hub com apresentação de cases da Vale e de outras mineradoras

Divulgação/Vale

O Mining Hub – iniciativa de Inovação Aberta voltada a todos os integrantes da cadeia de mineração -, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e seus associados, promove na próxima quarta-feira (31/8), às 13h30, a Webcast sobre Inovação em Segurança de Barragens e Operações. Especialistas da Vale e de outras mineradoras irão apresentar as iniciativas adotadas para ampliar os controles e a segurança das estruturas geotécnicas em suas unidades operacionais. O objetivo é discutir como a inovação e a tecnologia podem ser aliadas das empresas na prática de uma mineração mais segura e sustentável.

O evento é online e gratuito, com transmissão ao vivo pelos canais do Mining Hub na internet, pelas plataformas Youtube e Linkedin Live. Os interessados em participar devem realizar a inscrição pelo link https://conteudo.mininghub.com.br/evento-barragem-captura . Durante a transmissão, será possível enviar perguntas aos convidados.

A programação será dividida em três painéis, sendo o primeiro sobre sistemas de monitoramento e gestão de barragens. O segundo abrangerá os desafios e soluções para descaracterização das barragens alteadas pelo método a montante. No último painel, os especialistas abordarão iniciativas para redução do uso de barragens, como adoção de processos de beneficiamento a seco, plantas de filtragem e reaproveitamento de rejeitos.

Confira a programação:

13h30 – Abertura do Ibram, Mining Hub e Vale
14h – Painel 1: Aprendizados e evolução do monitoramento, gestão e segurança de barragens, com participação de Rafael Bittar, diretor de Geotecnia da Vale, e João Paulo Costa, coordenador de Geotecnia da Samarco.
15h- Painel 2: Desafios e soluções para descaracterização de barragens a montante, com participação de Frank Pereira, gerente-executivo de Barragens e Projetos Geotécnicos da Vale, e Augusto Romanini, engenheiro Geotécnico da Usiminas.
16h – Painel 3: Iniciativas para redução da dependência de barragens nas operações, com participação de Breno Nogueira, gerente geral de Engenharia e Qualidade em Minas Gerais da Vale, Cristiano Santana Souza, gerente geral de Projetos Geotécnicos da Vale e Davidson Oliveira, engenheiro Geotécnico da AngloGold Ashanti.
17h – Encerramento

Balanço Vale+

A Vale lançou, esta semana, a nova edição do Balanço Vale+ em Minas Gerais, relatório semestral sobre sua atuação econômica, social e ambiental. Entre os destaques da publicação estão os avanços do trabalho de eliminação das estruturas a montante no estado e as tecnologias adotadas para tornar os processos de produção mais seguros e sustentáveis, diminuindo a dependência de barragens. As soluções também reduzem impactos às comunidades e ao meio ambiente.

Área do Dique Rio de Peixe, em Itabira (MG), após obras de descaracterização 

O Balanço Vale+ Minas Gerais, período de janeiro a julho de 2022, está disponível no site da empresa, pelo link http://www.vale.com/brasil/PT/sustainability/vale-nas-comunidades/minas-gerais