Prefeitura de Itabira projeta Secretaria de Segurança Pública

Acom/PMI

Prefeitura de Itabira projeta Secretaria de Segurança Pública e trabalha ações para a área

Cientista Social Paola Soares acumula experiências na área e vai coordenar a implantação da secretaria que abrigará a futura Guarda Civil Municipal

Acom/PMI

A Prefeitura de Itabira caminha para ter uma área dedicada à segurança pública. O projeto já está em desenvolvimento e ganha mais fôlego a partir desta segunda-feira (24), com a chegada da cientista social Paola Cristina Soares da Silva. Ela terá como missão estruturar o setor e dar andamento aos processos legais de criação da Guarda Civil Municipal.

Paola é formada em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas. É especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, também pela UFMG. Já foi ouvidora da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte e ocupou, entre 2020 e 2021, a Secretaria Municipal de Defesa Social em Contagem. Seu último cargo foi de assessora especial na Controladoria Geral da Prefeitura de Contagem.

No Governo do Estado, foi tutora do projeto de Gestão e Integração da Segurança Pública (Igesp); ocupou cargo de assessora de Gestão Estratégica e Inovação na Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds); foi diretora geral do Centro de Internação Provisória de Patos de Minas; diretora de Planejamento Operacional e Polícia Comunitária; e coordenadora do Programa de Controle de Homicídios (FICA VIVO!).

Em Itabira, segundo o prefeito Marco Antônio Lage, Paola dará continuidade ao trabalho conduzido até então pelo Gabinete. A proposta é ter uma pasta que reúna a futura Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Transita, e que trabalhe de maneira integrada com as polícias Militar e Civil. O projeto já é preparado para ser encaminhado à Câmara de Vereadores. “Já há alguns meses estamos estudando diversos modelos adotados em municípios, com visitas e conversas com representantes. Isso já caminhou bastante e a chegada da Paola vai consolidar esse projeto que vem para contribuir com a segurança da população de Itabira”, comenta o prefeito.

“Vamos trabalhar para a estruturação dessas áreas tão importantes para a cidade. Pensar políticas de prevenção à criminalidade, de mobilidade urbana e de segurança socioambiental. Uma pauta nova, um processo que é muito recente em Minas Gerais e que Itabira sai na frente nessa busca de melhorias para a sociedade”, comenta Paola Soares. “Esse processo de municipalização é algo que venho acompanhando há muito tempo. É fundamental que os municípios tenham as guardas implementadas para auxiliar no controle da dinâmica criminal e trabalhando de forma integrada com as polícias, com o Judiciário e o Ministério Público. O fomento de uma rede de defesa social”, conclui.

Para atuar na formatação da nova área, Paola Soares assume, a princípio, a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos, deixada por Maciel Paiva na última semana, quando assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A nomeação da nova ocupante da assessoria será publicada nesta terça-feira (24), no Diário Oficial do Município.