Prefeitura padroniza dados georreferenciais de Itabira

Arquivo/AL

Prefeitura padroniza dados georreferenciais de Itabira

São 74 marcos geodésicos que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil

Arquivo/AL

Composta por 74 marcos geodésicos espalhados pela cidade, incluindo zona rural, a Rede de Referência Cadastral Municipal (RRCM) será lançada pela Prefeitura de Itabira na próxima segunda-feira, dia 12, em workshop organizado com apoio da inspetoria local do Crea-MG. Inscrições gratuitas, com vagas limitadas, podem ser feitas no link (https://www.sympla.com.br/evento/ctm-cadastro-territorial-multifinalitario-em-itabira-avancos-e-desafios/1806300?qrcode=true).

A RRCM integra o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), um dos principais projetos do programa Mapa Itabira 360°, destinado a modernizar a gestão territorial no município. Os marcos geodésicos padronizam dados georreferenciais de Itabira, já estão incluídos na base oficial do IBGE, e podem ser acessados virtualmente de qualquer lugar do Brasil. O que vai facilitar a aprovação de empreendimentos imobiliários na cidade.

Marcado para às 17h de segunda feira (12), o Workshop “Cadastro Territorial Multifinalitário em Itabira: avanços e desafios” terá conteúdo técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), referência em pesquisas sobre cadastro Multifinalitário. A abertura será com apresentação do programa Mapa Itabira 360°, pelo secretário Klaus Amann (SMDU); e a superintendente de Geoprocessamento, Gilza Alvarenga. Confira o restante da programação:

– Apresentação dos Marcos Jurídicos para Regulamentação do CTM. Professor Doutor Carlos Antônio Oliveira Vieira (UFSC)

PALESTRAS:

– ‘‘Diretrizes Nacionais para o CTM – Portaria 3242/2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional’’, com o professor doutor Everton da Silva (UFSC).

– ‘‘Infraestrutura de apoio ao georreferenciamento de imóveis no município de Itabira – apresentação da RRCM’’, com o professor doutor Francisco Henrique de Oliveira (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Veja também

Funcionamento da Prefeitura no feriado